7 de abr. de 2022

Por um estado de completo bem-estar físico, mental e social.


Em 7 de abril celebra-se, anualmente, o DIA MUNDIAL DA SAÚDE.

No dia 7 de abril de 1948 era criada a OMS (Organização Mundial da Saúde) a qual constitui uma Agência Especializada em Saúde que está subordinada à ONU (Organização das Nações Unidas); sendo aquele 7 de abril considerado o primeiro DIA MUNDIAL DA SAÚDE.

Segundo definiu a OMS tem-se que SAÚDE "é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

O objetivo principal da OMS é “desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos”; o que, considere-se, não é fácil em um mundo como o atualmente vivenciado dados os múltiplos desafios que se obrigam enfrentar e vencer.

Para se ter SAÚDE é necessário adotar diariamente práticas que contribuam seguramente para se atingir qualidade de vida em termos físicos, mentais e sociais.

De acordo com a Lei número 8.080/1990, de 19 de setembro de 1990, a qual “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”, a saúde no Brasil é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

A referida lei estabelece, também, que para existir saúde deve ser observada qualidade quanto a fatores como: alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer, bem como acesso aos bens e serviços essenciais.

Tanto os seis ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) quando os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), direta ou indiretamente, tratam de questões relacionados com a necessidade de se promover e preservar a SAÚDE para se ter uma vida de qualidade e sustentável.

DIAS, C. M. C. - 2017

Os ODM foram estabelecidos como metas do milênio pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2000. Já os ODS, quinze anos depois da vigência dos ODM, estabelecidos, também, pela ONU, definem as bases da Agenda 2030 que pretende ações para (1) acabar com a pobreza, (2) proteger o meio ambiente e o clima, e, (3) garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Especificamente, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3 estabelece a necessidade de se "assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades".

DIAS, C. M. C. - 2016

Antes da pandemia de Covid-19 já não era fácil o pleno cumprimento dos ODS e mesmo os ODM não foram cumpridos integralmente tem em vista os enormes desafios envolvendo a resolução de inúmeros problemas relacionados com a saúde.

Entretanto, a humanidade deve entender que saúde é um bem imprescindível para todos e que não basta “a ausência de doenças ou enfermidades” para se ter saúde dado que a saúde constitui “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/04/2022