21 de abr. de 2022

Dia de Tiradentes o Patrono Cívico da Nação Brasileira.


Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792) mais que um herói uma ideia, um pensamento de liberdade.

O Alferes Tiradentes, Herói Nacional, Símbolo Mártir da Inconfidência Mineira, Patrono Cívico do Brasil, Patrono Nacional das Polícias Militares, BRASILEIRO que não admitia a exploração servil vivida pelo Brasil, proclamou pouco antes de ser assassinado em 21 de abril de 1792: “Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal".

Imagem da pintura histórica de José Wasth Rodrigues (1891-1957) de 1940
 retratando Joaquim José da Silva Xavier com uniforme de Alferes - Divulgada em Wikipédia

Conclamado como o maior compatriota de todos os tempos Tiradentes foi homem inconformado, generoso, com fortes paixões, muito teimoso, de infinita coragem, namorador, por vezes ingênuo, apaixonado por livros e defensor do conhecimento, anticolonialista, que queria a instalação da República e que acreditava que o esforço pessoal sempre seria recompensado. Joaquim José da Silva Xavier, segundo, também, consenso dos historiadores, a despeito de suas convicções políticas, foi dentista (“tira-dentes”), minerador, comerciante e Alferes na Arma de Cavalaria (antiga Patente de Oficial no Exército do Brasil que atualmente corresponde ao posto de Segundo-Tenente) sendo reconhecido como um bom militar.

No DIA DE TIRADENTES, 21 de abril, proclamado pela lei número 4.897/1965, de 9 de dezembro de 1965, que declara Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, como Patrono Cívico da Nação Brasileira, com admiração e respeito, celebremos o nosso maior Herói Nacional.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/04/2022