9 de dez. de 2021

Economia Circular nas diretrizes do setor industrial do papel.


Em 07/12/2021 participei do 4º Seminário Paranaense de Logística Reversa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) quando lançamos a “Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular”.

Sob coordenação técnica do Observatório Sistema Fiep aquele estudo de prospecção foi desenvolvido com a participação de diversos Especialistas e “Stakeholders” segundo o conceito de INTELIGÊNCIA COLETIVA.

A “Rota Estratégica do Papel” do Paraná objetivou mapear ações de futuro que permitam contribuir com a cadeia de Celulose, Papel e Embalagens no sentido de se promover o desenvolvimento da Economia Circular ou Indústria C2C (“Cradle to Cradle”, ‘do berço ao berço’) a qual está fundamentada em: (1) eliminar resíduos e poluição; (2) manter produtos e materiais em ciclos de uso; e, (3) regenerar sistemas naturais.

O correspondente trabalho considerando as evoluções já ocorridas no setor tem por horizonte temporal o ano de 2026 e trabalhará com uma agenda coletiva de ações estratégicas que será incrementada na medida que os preceitos da Indústria C2C sejam incorporados.

Conforme consta na página 98 do documento “Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular” sou um daqueles que participou da construção da correspondente Rota Estratégica.

Foto da página 98
Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular

É sempre uma satisfação poder contribuir na estruturação das Rotas Estratégicas da Indústria do nosso Paraná e participar do Seminário de Logística Reversa que já se consagra como uma das importantes ações voltadas para a disseminação tanto da Logística Reversa quanto da Economia Circular.

Que a Indústria C2C seja uma realidade para vencermos os numerosos e complexos desafios de nossa Nação.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/12/2021