26 de nov. de 2021

Colação de Grau Institucional para todos.


E seguindo recordando, com júbilo, posicionamentos; relembro minhas particulares colocações sobre a necessidade da instituição da Colação de Grau Institucional para todos os Formandos de todas as Instituições de Ensino Superior.

SC/PR - 1987

Ao longo de minha carreira como Docente sempre foi motivo de inquietação o fato de diversos Formandos não participarem das Formaturas Oficiais de Colação de Grau e optarem (ou se obrigarem) a realizar a Colação de Grau em Gabinete. Muitos (a grande maioria, certamente) assim procedem por não possuírem condições financeiras.

Compreendendo as consequências de semelhante situação algumas Instituições de Ensino de excelência pelo mundo, já há algum tempo, criaram e desenvolvem a chamada Colação de Grau Institucional na qual é favorecido que todos os Formandos de distintos Cursos da Instituição colem Grau em uma mesma Solenidade Oficial organizada e bancada pela própria Instituição de Ensino com toda a pompa e desdobramentos das Colações de Grau ditas normais. Entendo que a Colação de Grau é um momento ímpar na vida do futuro Profissional e deve ser sempre festejada intensamente com a participação efetiva da Instituição responsável pela formação daquele Profissional que ela colocará no mundo do trabalho.

Tenho sugiro, então, que se instale o modelo de Cerimônia de Colação de Grau Institucional promovendo a Colação de Grau Institucional na qual TODOS os Formandos participam de um mesmo padrão de cerimônia e sem custos para o Formando. Tal evento deve ter a magnitude compatível com a conquista de um diploma de Graduação ao mesmo tempo que comunicará à Sociedade os valores da Instituição que o formou e a riqueza da experiência universitária. Nossos Formandos merecem esta festa de civilidade, respeito e reconhecimento durante a última atividade acadêmica dos então Estudantes na Universidade.

Vejo como uma possibilidade factível que cada Câmpus da Universidade possa realizar a Colação de Grau Institucional para todos os seus Formandos instituindo semelhante ação como Regimental (Institucional) e vinculada à Reitoria da Instituição como o fazem as grandes Universidades no mundo.

Na foto, no dia de minha dupla Colação de Grau, estou recebendo os títulos de Bacharel em Matemática e de Licenciado em Ciências da minha “alma mater” a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) pelas mãos de meu estimado Professor, Colega e Amigo o Excelente Mestre Euro Brandão (1924-2000) à época o Magnífico Reitor da PUC-PR.

Carlos Magno Corrêa Dias
26/11/2021