1 de set. de 2021

Química do Brasil e do mundo perdem excelente representante.


Ontem, 31 de agosto de 2021, participei, remotamente, de evento no qual homenageamos o Professor Oswaldo Luiz Alves (1947-2021) falecido, infelizmente, agora em 10 de julho de 2021. A homenagem foi uma iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na qual o Professor era vice-presidente para a Região São Paulo.

Mundialmente reconhecido por suas pesquisas no campo da Química do Estado Sólido e em Nanotecnologia o legado científico do Professor Oswaldo Luiz Alves é imenso e de um valor incalculável.

Homem de personalidade “rica e complexa” que gostava de uma boa e longa conversa o Professor Oswaldo Luiz Alves foi um cientista marcante e um dos primeiros estudiosos do Brasil na área da Nanotecnologia. Químico competente e pessoa muito atenciosa o Professor Oswaldo Luiz Alves foi Presidente da ABC no período de 1998 até 2000.

O professor Oswaldo Luiz Alves era Comendador e Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências Oswaldo Luiz Alves. Foi Professor do Instituto de Química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) onde fundou o importante Laboratório de Química do Estado Sólido.

Detentor de diversas patentes e tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais era fascinado pela Ciência. Bacharel e Licenciado em Química pela Unicamp em 1977 realizou a defesa de seu Doutorado em Química e desenvolveu importantes estudos “em compostos lamelares, sistemas químicos integrados, nanocompósitos, quantum-dots, nanotubos inorgânicos, nanopartículas metálicas, vidros especiais para dispositivos fotônicos, desenvolvimento de nanoecomateriais, além da interação de nanoestruturas com biossistemas”.

A Química Mundial e a Ciência do Brasil perderam mais um de seus grandes nomes.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/09/2021