8 de set. de 2021

No mundo 4.0 colaborações entre Brasil e Japão são continuadas.


Já há algum tempo não existem mais fronteiras quando se pretende a cooperação entre as Nações no mundo 4.0 onde a competição não pode se manter quando se almeja constante e contínuo progresso e desenvolvimento. Neste sentido, ano após ano ações inovadoras e inolvidáveis são realizadas para se estabelecer a integração e a cooperação econômica bilaterais em as Nações.

Com grata satisfação recebo a notícia que Brasil e Japão assinaram no início deste ano de 2021 “Memorando de Cooperação entre nossos Governos no Campo de Tecnologias Relacionadas à Produção e ao Uso de Nióbio e Grafeno”. O objetivo do documento bilateral é aprofundar o entendimento mútuo para explorar a cooperação na cadeia de valor de produtos que usam nióbio ou grafeno.

Embora as cooperações bilaterais demorem algum tempo para serem efetivadas estas sempre são resultado de diversas outras ações antecedentes e determinantes.

Tal é caso da importante 20ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão (XX Joint Meeting of the Japan-Brazil Economic Cooperation Committee) ocorrida em agosto de 2017 da qual tive a grata satisfação de participar quando convidado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

DIAS, J. C. G. C. - 2017

A XX Joint Meeting of the Japan-Brazil Economic Cooperation Committee foi realizada no Câmpus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba, com apoio da FIEP e em parceria entre a CNI e a Keidanren Policy & Action do Japão.

Na oportunidade reforçávamos a solicitação para o estabelecimento de acordo comercial bilateral entre o Japão e o Brasil que permitisse facilitar o fluxo de comércio entre nossas Nações ampliando ainda mais a Cooperação Econômica Brasil-Japão.

Não apenas parcerias são necessárias no mundo 4.0, pois no mundo disruptivo a palavra de ordem é a cooperação mútua.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/09/2021