1 de ago. de 2021

FEBiano de Regimento de Infantaria é homenageado.


Como sempre observo “todas as homenagens prestadas aos FEBianos serão sempre poucas por tudo que os Lendários Pracinhas fizeram pelo mundo livre”.

Com alegria, então, recebo a notícia que no último dia 17 de junho deste ano o 2º. Batalhão de Engenharia de Combate (2º. BE Cmb), Unidade subordinada à 2ª Divisão de Exército do Brasil, fez uma singela homenagem ao Pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) Primeiro Tenente Florentino Zandonadi ao visitá-lo em sua residência, em Natividade da Serra (SP), quando foi realizada uma pequena formação com os militares presentes os quais prestaram continência e o corneteiro executou o toque “Presença de ex-combatente”.

Florentino Zandonadi recebeu naquele dia, também, a Medalha Comemorativa do 75º. Aniversário do Batalhão Borba Gato, Unidade criada em 15 de maio de 1946.

Natural de Conceição do Castelo (Espírito Santo) Florentino Zandonadi, que nasceu em 3 de fevereiro de 1923, foi incorporado no 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria, atual 2º BE Cmb. Convocado para compor a tropa da FEB Florentino Zandonadi embarcou para a guerra em 2 de julho de 1944, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e desembarcou em Nápoles, na Itália, no dia 16 de julho de 1944, lutando em todas as batalhas nos campos gelados e sangrentos da Itália na Segunda Guerra Mundial onde a FEB atuou..

O Primeiro-Tenente Florentino Zandonadi foi agraciado em 15 de março de 2018 com a Medalha da Vitória e com a Medalha do Exército Brasileiro no ano em que completou seus 95 anos. Hoje perto de completar seus cem anos Florentino Zandonadi é uma lenda viva da história.

“A Medalha da Vitória é concedida pelo Ministro da Defesa e destina-se a destacar militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, polícias e bombeiros militares e às organizações militares e instituições civis e nacionais que tenham contribuído para a difusão dos feitos da FEB e dos demais combatentes brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial, ou tenham participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do nosso País”.

“A Medalha do Exército Brasileiro tem por finalidade distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro, sendo concedida pelo Comandante do Exército”.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve Salve Primeiro-Tenente Florentino Zandonadi.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/08/2021