10 de ago. de 2021

Diante do conhecimento somos sempre estudantes.


Em 11 de agosto de 1827, eram criados os primeiros Cursos Superiores no Brasil. Naquela data foram fundadas as Faculdades de Direito de Olinda (em Pernambuco) e do Largo do São Francisco (em São Paulo).

Em 1927, foi instituído o Dia do Estudante (ou Dia do Aluno, ou Dia do Discípulo) em homenagem aos cem anos de fundação daqueles Cursos de Ciências Jurídicas do Brasil.

Hoje, dia 11 de agosto de 2021, então, comemora-se o Dia do Discípulo (Dia do Estudante).

Neste Dia do Estudante relembro, uma vez mais, com júbilo, minhas Colações de Grau quando recebi os títulos de Bacharel em Matemática e de Licenciado em Ciências da minha “alma mater” a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) a qual nos ensinou que “devemos saber que não sabemos” e que por semelhante prerrogativa sempre “seremos eternos Estudantes na busca pelo saber”.

SC/PR - 1987

O dia das minhas Cerimônias de Graduação são mais especiais ainda, pois naquele dia a PUC-PR agraciou-me com a importante distinção do Mérito Acadêmico Prêmio Marcelino Champagnat por ter me destacado como o Melhor Acadêmico tanto no Bacharelado em Matemática quanto na Licenciatura em Ciências que concluí.

SC/PR - 1987

Como sempre relembro, também, com muita satisfação e alegria, naquela ocasião tive o privilégio de receber os títulos e os prêmios das mãos do meu estimado Professor, Amigo e Colega de Profissão o Mestre, Engenheiro, Artista Plástico e Filósofo Euro Brandão (1924-2000), que naquela época era o magnífico Reitor da PUC-PR. Grande Professor Euro Brandão. Aprendi muito com ele. Muitas Saudades.

SC/PR - 1987

“Recordar é viver”. Recordar com júbilo é viver ainda melhor.

SC/PR - 1987

Carlos Magno Corrêa Dias
11/08/2021