14 de mar. de 2021

Em 03/14 celebra-se uma vez mais a constante Pi.


O Dia do número Pi (π = 3,14159265358979323846...) é celebrado em 14 de março (ou seja, em 03/14 conforme a notação norte-americana de data: AAAA/MM/DD) dado que é usual denotar Pi (π) pelo valor aproximando de 3,14 embora se saiba que o número Pi é um número irracional, isto é, um número que em notação decimal tem um número infinito de casas depois da vírgula que não forma dízima periódica (é um número decimal infinito não periódico).

Há quem diga que ao se considerar o arredondamento de Pi até a quinta casa decimal (3,14159) o melhor horário para se comemorar Pi seria no dia 14 de março à uma hora e 59 segundos da manhã.

Curiosidades a parte, é interessante notar que Albert Einstein (1879-1955) nasceu em 14 de março e que Stephen William Hawking (1942-2018) faleceu em 14 de março. Todavia, se se procurar, várias outras “coincidências” estarão associadas ao número Pi.

Como se sabe, o número Pi (π), estudado desde a Antiguidade, resulta da divisão do perímetro pelo diâmetro de um círculo (π = perímetro / diâmetro) e seu símbolo (π) corresponde à primeira letra grega minúscula da palavra περίμετρος (cujo significa é “perímetro” em português).

Neste Dia do Pi (π), enquanto apresentava comentários algo semelhantes aos precedentes, fui chamado uma vez mais, a observar que PROFESSOR DE MATEMÁTICA não é MATEMÁTICO e que MATEMÁTICO não é PROFESSOR DE MATEMÁTICA, embora, é claro, existam Profissionais que são MATEMÁTICOS e PROFESSORES DE MATEMÁTICA.

O motivo do questionamento, não me recordo ao certo, mas talvez tenha sido porque dizia, também, em minha explanação sobre o Dia do Pi que os usos daquele número, em muitas vezes, são diferentes para o Matemático e para o Professor de Matemática.

Sem explicar as razões da utilização distinta pelos dois profissionais do número Pi julguei ser mais necessário fazer distinguir (mais uma vez, como em outras tantas vezes) fazer distinguir o Professor de Matemática do Matemático e vice-versa.

Pois bem. Assim, então repetia que, de forma geral, clássica, a profissão de alguém é estabelecida mediante a realização de estudos de um dado conhecimento e pela aquisição de competências especializadas e formais adquiridas com a Formação Universitária que são oficializadas mediante outorga de Diploma pelas Academias.

Complementava, também, que para ser um MATEMÁTICO é necessário ter concluído o Curso Superior de Bacharelado em Matemática e para se tornar um PROFESSOR DE MATEMÁTICA é necessário ter concluído o Curso Superior de Licenciatura em Matemática (ou de Licenciatura em Ciências com Habilitações em Matemática, Física e/ou Química).

Finalizei a conversa dizendo, conclusivamente, que no meu caso particular, possuía os dois diplomas tanto o de Bacharel em Matemática quanto o de Licenciatura e, Ciências (com Habilitação em Matemática, Física e Química) sendo, portanto, tanto um MATEMÁTICO quanto um PROFESSOR DE MATEMÁTICA.

Acabei, contudo, por não especificar uma distinção da utilização do Pi pelos Matemáticos ou pelos Professores de Matemática julgando que dentre as proposições iniciais contidas na inferência precedente fosse possível inferir algumas possibilidades dado que, sempre, ao lógico matemático cabe deduzir que de alfa premissas chega-se à beta conclusão.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/03/2021