2 de dez. de 2020

Justas homenagens ao fuzileiro FEBiano de 99 anos em Aquidauana.


Em 30 de novembro de 2020, em Aquidauana (MS), no Museu Marechal José Machado Lopes, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb), o “Batalhão Carlos Camisão", realizou merecidas homenagens ao FEBiano André Ragalzi Ex-combatente e veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) pelo aniversário de seus 99 anos de vida.

André Ragalzi é Tenente reformado, integrou o 1º Esquadrão do 10º Regimento de Cavalaria de Bela Vista (MS) e incorporou o 1º Escalão da FEB (o primeiro grupo de soldados brasileiros) que chegou à Europa para lutar contra o nazismo. O então Soldado Fuzileiro Ragalzi desembarcou do navio General Mann em 16 de julho de 1944 no porto de Napoles para lutar pelo Brasil na 2ª Guerra Mundial.

O Tenente André Ragalzi, nosso herói nacional, que retornou em agosto de 1945, costuma contar: “Quando pulei da trincheira andei 10 passos, a bomba explodiu e jogou o cabo. Eu escapei por um fio de linha, se tivesse ficado um minuto, eu tinha ido junto com ele também".

Durante as homenagens foi entoado o canto de parabéns e a Canção do Expedicionário. Para marcar a data especial foi entregue, também, uma placa inserida em um troféu na forma de um capacete estilizado do exército com divisas, emblema da “cobra vai fumar” e emblema do “castelo azul turquesa”.

Acreditem “A COBRA FUMOU!” e foi por muitas e muitas vezes.

Parabéns FUZILEIRO FEBiano André Ragalzi.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/12/2020