23 de out. de 2020

Celebrando o aviador que dividiu realidades.


Em 23 de outubro celebra-se o DIA DO AVIADOR e o DIA DA FAB (Força Aérea Brasileira).

Em 23 de Outubro de 1906 o aeronauta brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), Patrono da FAB, tornou-se o primeiro ser humano a voar (efetivamente) uma aeronave funcional que voou unicamente com as quatro forças aerodinâmicas fundamentais no voo dos mais pesados que o ar. A bordo do seu fantástico 14-BIS (ou Oiseau de Proie II), que se apropriou da tração, arrasto, peso e sustentação, Alberto Santos Dumont realizou voo no Campo Bagatelle, na França, que marcou o início da grande revolução nos meios de transporte aéreos na Terra.

Com sua Oiseau de Proie (Ave de Rapina) Dumont percorreu cerca de sessenta metros a uma altura de dois a três metros do chão os céus de Paris “sem o aproveitamento de ventos contrários, sem a utilização de rampas, catapultas, declives ou outros artifícios”. Naquelas condições, no Campo de Bagatelle, “o primeiro voo pela definição concreta de um avião havia se concretizado”.

Inquestionavelmente, Alberto Santos Dumont transcendeu a realidade de seu tempo ao conquistar a terceira dimensão. Existem dois mundos, um antes de Dumont e outro depois de Dumont. O domínio dos céus mudou os rumos da humanidade sendo Dumont a linha divisora entre estas duas realidades.

É sempre importante ressaltar que se Alberto Santos Dumont foi ou não o inventor daquilo que se arbitra chamar de "avião" não importa mesmo, pois o eito incrível de Dumont dividiu a história da aviação em "antes de Dumont" e "depois de Dumont" sob diferentes aspectos.

Parabéns aos Aviadores de todas as Bandeiras e parabéns à FAB. A Alberto Santos Dumont sempre a admiração e lembrança.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2020