2 de jul. de 2020

Todo sacrifício de salvar vidas é um dever.


Em 2 de julho celebra-se o Dia do Bombeiro Brasileiro uma homenagem aos Bombeiros que arriscam suas vidas para proteger ou salvar outras vidas.

Imprescindíveis os Bombeiros além de apagar incêndios desenvolvem projetos diversos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A data do Dia do Bombeiro foi escolhida para homenagear a criação por Dom Pedro II (1825-1891), em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, do Serviço de Extinção de Incêndio da Corte. A data foi estabelecida oficialmente pelo Decreto número 35.309, de 2 de abril de 1954, o qual instituiu, também, a Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Como antigamente eram frequentes os incêndios em navios que eram construídos de madeira surgiram os primeiros Bombeiros Militares na Marinha não como uma Corporação, mas como uma especialidade; sendo a denominação “Bombeiros” devido, principalmente, ao fato daqueles primeiros especialistas operarem, principalmente, bombas d’água que eram feitas de madeira, ferro e couro.

Antes de Dom Pedro II assinar o Decreto Imperial 1.775 que regulamentava o trabalho dos Bombeiros não havia procedimento profissional efetivo algum para debelar incêndios, pois se tentava apagar os incêndios formando filas de homens, mulheres e crianças a partir do poço de água mais próximo do incêndio e se passavam baldes de água de mão em mão até chegar ao local do incêndio.

Inicialmente os Bombeiros não integravam a área militar e era este fato um problema conforme a posição do Oficial Superior do Corpo de Engenharia do Exército, o Major João Batista de Castro Moraes Antas, nomeado em 26 de julho de 1856 como primeiro comandante do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Assim, já em 1860 era excluída a participação de quaisquer civis. João Batista de Castro Moraes Antas definiu que a Disciplina Militar era crucial para o combate aos incêndios e em 1880 o Corpo de Bombeiros passou a adotar o modelo dos Sapeurs-Pompiers de Paris e o Corpo de Bombeiros foi classificado como Arma de Engenharia Militar.

Sapeurs-Pompiers designa os Bombeiros na França e nos países de língua francesa. Mas, originalmente, o termo correspondia ao Batalhão de Sapeurs-Pompiers de Paris que foi criado por Napoleão Bonaparte (1769-1821) em 1811. Sapeur significa sapador (combatente) da Arma de Engenharia Militar e pompier significa bombeiro aquele que era especialista em bombas de água.

No Brasil, em 1881, o Corpo de Bombeiros da Corte assumiu o caráter de Força Auxiliar do Exército. Em 17 de dezembro de 1881 foi criado o primeiro Estado Maior em um Corpo de Bombeiros.

Apenas a década de noventa os Corpos de Bombeiros passam a constituir Força Auxiliar e de Reserva do Exército Brasileiro, sendo seus integrantes Militares dos Estados.

O Patrono Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares é o Imperador Dom Pedro II, sendo que atualmente a mais alta condecoração concedida é a Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II.

O Corpo de Bombeiros é um comando da Polícia Militar que integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil e tem missão de Defesa Civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos, sendo Força Auxiliar e Tropa Reserva do Exército Brasileiro.

Os Bombeiros são Militares dos Estados cujo dever maior é salvar vidas. Como diz o lema do Corpo de Bombeiros Militares do Paraná: “Por uma vida todo sacrifício é dever”.

Parabéns aos valorosos Bombeiros Militares que dedicam suas vidas em defesa da Sociedade sempre fiéis ao lema “VIDA ALHEIA, RIQUEZAS SALVAR”.
Carlos Magno Corrêa Dias
02/07/2020