6 de jun. de 2020

Uma carnificina para iniciar a libertação.


Em 6 de junho de 1.944, às 00h15min, uma terça-feira, acontecia o Dia D, na costa noroeste da França, quando foi iniciada a Batalha da Normandia com o desembarque dos Aliados. Aquela invasão dos Aliados a Normandia foi denominada Operação Overlord.

Naquele dia tropas do Reino Unido, dos Estados Unidos, do Canadá e da França atacaram as forças alemãs no litoral norte da França. Dava-se início à campanha efetiva para libertar o território noroeste da Europa que estava ocupado pelos exércitos alemães.

Na operação foram utilizadas quase 7 mil embarcações que transportaram cerca de 10 mil veículos e 156 mil militares além, bem como 13 mil aeronaves com 27 mil paraquedistas.

Somente naquele dia, nas praias, as baixas (feridos ou desaparecidos) dos Aliados foram de pelo menos 10 mil com 4.414 mortos. As baixas dos alemães são estimadas entre 4 e 9 mil, com cerca de mil mortes. Uma carnificina.

Naquela sangrenta e brutal batalha, a maior invasão marítima da história, acontecia o início da vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Aos eternos HERÓIS daquele miserável conflito nossa lembrança e respeito. Do sofrimento à glória a história obriga recordações e reverências.

Carlos Magno Corrêa Dias
06/06/2020