14 de nov. de 2019

Indústria C2C integra Rotas Estratégicas do Paraná.


Em 12/11/2019, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), participei do 3º Seminário Paranaense de Logística Reversa realizado no Câmpus da Indústria, na Casa da Indústria, do Sistema Fiep, o qual foi promovido pelo Sistema Fiep em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (Inpar) e do qual participaram Especialistas em Logística Reversa e Industriais do Paraná interessados no tema.


Na oportunidade lançamos o documento “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Economia Circular 2031” o qual ajudei a construir participando do trabalho de Inteligência Coletiva coordenado pelo Observatório Sistema Fiep.

O Observatório Sistema Fiep tem por foco a transformação da realidade para a Indústria e para a Sociedade, realizando trabalhos de prospectiva, planejamento, pesquisa e articulação, com projetos que buscam melhores alternativas para orientação estratégica e oportunidades futuras.

O documento “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Economia Circular 2031” objetiva orientar as Indústrias Paranaenses sobre a Economia Circular (ou Indústria C2C).

A Indústria C2C, uma nova concepção econômica e industrial, baseia-se em três princípios: eliminar resíduos e poluição, manter produtos e materiais em ciclos de uso, e, regenerar sistemas naturais.

A Indústria C2C constitui uma estratégia sustentável, regenerativa e restaurativa que objetiva manter os materiais em “uso infinito” para possibilitar a inexistência de “lixo ou resíduo” no processo de produção.

O modelo econômico linear de produção-consumo-descarte atinge seu limite e a conscientização sobre a necessidade de negócios centrados na sustentabilidade exigem definir soluções para uma melhor utilização dos recursos e criar alternativas inteligentes e viáveis de aproveitamento dos resíduos gerados para a extinção do lixo no mundo.

Os recursos devem ser aproveitados ao máximo de forma que todos os materiais utilizados na produção sejam efetivamente matéria-prima para a geração de novos produtos, característica ímpar da Economia Circular.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/11/2019