21 de set. de 2019

Mais diversidade e inclusão para uma Indústria melhor.


Em 19 de setembro de 2019, participei do XII Reatiba realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) com o tema INOVAR PARA INCLUIR. O Reatiba, evento já consagrado e tradicional do Estado do Paraná, trata da inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no mundo do trabalho e, em particular, na Indústria.

O evento promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), realizado na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), objetivou evidenciar como a redução dos vieses inconscientes podem contribuir para aumentar a inclusão no mundo corporativo, bem como evidenciar como aplicativos de mobilidade e gestão podem auxiliar no desempenho e nos resultados dos Profissionais com Deficiências inseridos nas Organizações.

Conforme seguidamente as edições do Reatiba demonstram são inegáveis os avanços já atingidos no campo da inclusão e da diversidade no mundo do trabalho. Todavia, muito ainda é necessário realizar para ampliar a empregabilidade e inclusão das PcD.

Articulando as competências de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSC) das Organizações de diferentes Setores da Sociedade para estimular o desenvolvimento sustentável do Paraná o CPCE é atualmente o Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep o qual completa em 2019 15 (quinze) anos de sua fundação.

Nos últimos 10 (dez) anos participo do CPCE como Conselheiro e sou Membro da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade (EPES) sendo, também, Coordenador do Núcleo de Instituições Superiores (NIES) do CPCE. Atualmente, com grata satisfação, sou Conselheiro Sênior do CPCE. Já há dez anos participo das edições do Reatiba.

Todos somos chamados a contribuir para a inclusão das PcD no mundo do trabalho. O Sistema Fiep uma vez mais dá sua contribuição realizando mais um importante Reatiba.

O Reatiba é realizado nestes doze últimos anos sempre pensando em promover uma Indústria “mais inclusiva, acolhedora e transformadora”.

Desde sua primeira edição o Reatiba objetiva tratar da inclusão das PcD no mercado de trabalho e mostrar para as Organizações que “um ambiente com mais diversidade sempre será um ambiente melhor”.

Ao somarmos as expertises de todos haveremos de multiplicar ainda mais os resultados para toda a Sociedade.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/09/2019