20 de jul. de 2019

Dumont abriu as portas dos desenvolvimentos no campo da aviação.


Em 20 de julho de 1873 nascia o grande aeronauta inventor brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932). No dia de nascimento de Dumont prestamos homenagens àquele que foi um inventor por excelência e um notável inovador muito além de seu tempo.

Conforme a história conta Alberto Santos Dumont foi o primeiro homem a cumprir um circuito pré-estabelecido conduzindo um balão dirigível (um aeróstato, ou aeronave mais leve que o ar) com motor a gasolina, na presença de testemunhas oficiais. O feito foi reconhecimento pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI).

O grande inventor brasileiro no dia 4 de novembro de 1901 conquistou o Prêmio Deutsch ao contornar a Torre Eiffel com o seu dirigível Número 6.

No dia 19 de outubro de 1901 Dumont contornou, também a Torre Eiffell no seu Balcão Número 5, motorizado, percorrendo, sob supervisão de comissão do Aeroclube da França, um percurso de 11 (onze) quilômetros em voo de meia hora.

Alberto Santos Dumont é, portanto, o inventor da primeira AERONAVE DIRIGÍVEL PRÁTICA. Depois da inveção vitoriosa de Dumont de 1901 a história deu conta de se completar naturalmente com suas necessárias consequências no campo da aviação. Neste sentido, se Dumont foi ou não o inventor do avião, isto pouco importa.

Os aeróstatos e os aerodinos (aeronaves mais pesadas que o ar) seguiram os caminhos abertos pelo grande aeronauta inventor brasileiro Dumont.

Lembrando Alberto Santos Dumont no dia de seu nascimento festejamos sua genialidade e seu espírito inventor tão importante para o desenvolvimento do mundo.

Existe um mundo antes e um mundo depois de 19 de outubro de 1901 e na linha divisória entre tão distintas realidades está o fantástico brasileiro Alberto Santos Dumont.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/07/2019