12 de mai. de 2019

Segurança e saúde no trabalho são pautados em seminário na Fiep.


Nos dias 9 e 10 de maio de 2019 tive a grata satisfação de participar, como Conselheiro Sênior do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do 3º Seminário Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Diante das transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho durante a Quarta Revolução Industrial que estamos vivendo o 3º Seminário Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho objetivou por em discussão e análise as problemáticas e os desafios enfrentados pelas empresas quanto à promoção da segurança e da saúde dos trabalhadores.

Dentre os temas tratados durante o evento foram abordadas questões determinantes sobre trabalho remoto, o futuro do mercado de trabalho, a importância da sustentabilidade e a segurança e saúde do trabalhador em meio às rápidas e complexas transformações atuais.

O Seminário celebrou, também, os 100 anos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) completados em 11 de abril.

A OIT é a única agência das Organizações das Nações Unidas (ONU) que tem estrutura tripartite, na qual representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores de 183 Estados-membros integram as diversas instâncias da Organização.

Especializada nas questões do trabalho, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas internacionais a OIT tem por missão “promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável”.

Paralelo ao evento, no átrio do Câmpus da Indústria, foram apresentadas, em exposição, algumas das soluções do Sesi para o Paraná tais como: consultoria voltada para o eSocial, o programa Movimente-se+, plataforma Sesi Viva+, e, Consultorias de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.

Aconteceu, também, durante o evento a assinatura do termo de cooperação institucional “Rede Sustenta Paraná”.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/05/2019