14 de abr. de 2019

Montese viu a COBRA FUMAR.


Recordando o lema “A COBRA VAI FUMAR” parabenizemos sempre todos os valorosos Combatentes Brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial que entre os dias 14 e 17 de abril de 1945 travaram a Batalha de Montese como parte da Ofensiva Aliada da Campanha da Itália e foram vitoriosos.

A conquista de Montese marcou significativamente o início da chamada Ofensiva da Primavera. A vitória em Montese contribuiu para o desmantelamento das linhas de defesa alemãs no setor do V Exército e no resto da Itália.

No município de Montese o povo agradecido batizou uma de suas praças com o nome de "Piazza Brasile" em respeito e homenagem às Tropas Brasileiras. Em placa afixa naquela praça lemos: “A perenne memória dei soldati della Forza di Spedizione Brasiliana che Il 14 aprile liberarono Montese. Montese, 14 de aprile 1995”.

Pelo lado Aliado, combatiam unidades da nossa FEB da 1ª Divisão de Infantaria Brasileira (1ª DIE) reforçada por alguns tanques da 1ª Divisão Blindada Americana.

Especialistas contam que a Batalha de Montese foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas, estimando-se que no confronto ocorreram cerca de 426 baixas do lado Aliado.

A dificuldade da batalha se deu devido à topografia do terreno que em muito favorecia o defensor alemão e que ofereceu forte resistência devido à importância estratégica da área. Os campos foram bem minandos, diversos contra-ataques com blindados, bombardeios e morteiros foram realizados, justificando ser o exército alemão considerado a maior máquina de guerra. Todavia, nossos incríveis e valorosos Pracinhas venceram Montese.

Na lembrança recordamos e celebramos nossa História. Parabéns pela vitória em Montese.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/04/2019