10 de abr. de 2019

InPAR chama a Indústria Paranaense para pensar a Logística Reversa.


Segundo define a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/2010), Logística Reversa é “um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos ou, ainda, para outra destinação ambientalmente adequada”.

Assim sendo, grosso modo, a PNRS tem por principal objetivo “o gerenciamento dos resíduos sólidos no país e traz a Logística Reversa como um dos instrumentos para a sua viabilização”. Indispensável, então, será a participação efetiva da Indústria Nacional para que a PNRS seja efetivada.

Dando sua contribuição para que a Indústria Paranaense receba as necessárias informações sobre a PNRS, inteirando-se sobre direitos e deveres correspondentes, o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) promoveu e realizou no dia 10 de abril de 2019 o “Seminário InPAR: Panorama da Logística Reversa de Embalagens em Geral”, do qual tive a oportunidade e o privilégio de participar e interagir.

O Seminário foi realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) e foi dirigido para a Comunidade Industrial Paranaense para apresentar o atual panorama da Logística Reversa de embalagens pós-consumo.

Durante o Seminário foram apresentadas as palestras: “Logística Reversa de Embalagens em Geral da Coalizão por meio da ASLORE/ InPAR” e “Aspectos Legais da Logística Reversa - Riscos e Oportunidades”.

Após as palestras foi realizado um intenso debate que em muito contribuiu para perspectivar uma série de alternativas para a Indústria tanto para contribuir com o cumprimento da PNRS quanto para implementação de novos negócios no mundo disruptivo e inovador da Quarta Revolução Industrial de se desenvolve de forma cada mais rápida e complexa.

O InPAR é uma Associação para fins não econômicos, com autonomia administrativa e financeira, sendo Pessoa Jurídica de Direito Privado, que objetiva “estabelecer e implementar sistemas de logística reversa de produtos e embalagens pós-consumo, desenvolvendo ações que diminuam a quantidade de resíduos enviados a aterros, minimizando impactos ao meio ambiente, atendendo desta forma a PNRS”.

O “Seminário InPAR: Panorama da Logística Reversa de Embalagens em Geral” constituiu um importante momento que contribuiu para chamar a Indústria Paranaense para a problemática e os inúmeros desafios da Logística Reversa. O InPAR está de parabéns pela importante iniciativa.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/04/2019