18 de abr. de 2019

Indústria 4.0 exige uma Educação 4.0 e disruptiva.


Dando continuidade ao Projeto “Café & Gestão” do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) foi realizado, em 16 de abril de 2019, o encontro com o tema “A Educação 4.0 e as Edtechs emergentes”.

“Café & Gestão” traz especialistas do mercado nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Educação e Indústria 4.0 para ser possível o compartilhamento de conhecimentos, experiências, networking e favorecer o dialogar sobre tendências e posicionamentos disruptivos emergentes na Quarta Revolução Industrial visando novas oportunidades de negócios para a potencializar resultados.

O encontro foi realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep e objetivou apresentar um introdução inicial sobre algumas características da Educação 4.0 e das EdTechs mostrando que já são realidade em determinados ambientes escolares e que o processo Ensino-Aprendizagem não pode mais ser mantido, essencialmente, como em décadas passadas dada a exigência de transformação impostas pelas tecnologias disruptivas existentes atualmente.

Interessado no assunto e ciente que a Educação tem que mudar em decorrência das transformações que a Indústria 4.0 vem impondo com velocidade crescente de forma exponencial participei do evento e tive a oportunidade de trocar ideias e compartilhar posicionamentos.

No evento foram tratados temas como: Educação disruptiva, Inovação, Realidade virtual, Inteligência artificial; Formas e metodologias ativas de ensino; dentre outros relacionados.

A evolução da Tecnologia e a correspondente necessidade de integração de processos disruptivos e inovadores na Indústria com o objetivo de se atingir maior agilidade, eficiência e mais qualidade em tempo de execução cada vez menor fez surgiu a Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial.

Obviamente, até a Educação teve que acompanhar as correspondentes transformações. Assim, uma evolução na Educação vem acompanhando a Indústria 4.0 que é, também, impulsionada pela evolução da Tecnologia. Tem-se, então, a exigência de um novo modelo de Educação, que passa a ser entendida como Educação 4.0 deixando para trás o Ensino-Aprendizagem anterior.

Tem-se hoje uma nova proposta de Escola e de Sala de Aula sendo imprescindível a presença das tecnologias e da inovação disruptiva. A união entre Tecnologia e Educação já uma realidade sem volta.

Hoje as Salas de Aula tradicionais perderam o sentido e dia após dia mostram ser não eficazes e incompatíveis com a realidade da Indústria. A Educação no estilo “learning by doing”, ou seja, “aprender fazendo”, passa a ser uma necessidade e as EdTechs (Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas que incentivam a cultura “maker”) estimulam, fortemente, os Estudantes a conduzirem seu Processo Ensino-Aprendizagem de forma cada vez mais independente e disruptiva se divorciando dos modelos de Educação do passado.

“A Educação 4.0 e as Edtechs emergentes” foi mais um evento para chamar a atenção sobre a necessidade emergencial de se transformar a Educação para atender a nova Indústria em construção.


As Edtechs seguem mudando a forma como se Ensina e Aprende e vão revolucionar o Sistema de Educação. Na Indústria 4.0 não haverá mais lugar para aqueles ambientes educacionais tradicionais nos quais estudantes “permanecem sentados formando fila um atrás do outro e anotando o que o Professor escreve na lousa”. 

Carlos Magno Corrêa Dias
18/04/2019