13 de nov. de 2018

Engenharia de Sistemas exige Matemáticas em patamares superiores.

               
Em 12/11/2018, participei na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, na sede Centro, do Câmpus Curitiba, no Departamento de Eletrônica, da reunião para avaliação da proposta de Curso Disruptivo de Graduação em Engenharia de Sistemas no Modelo 3+2 com Mestrado Integrado.

DIAS, C. M. C. / MACHADO NETO, V. - 2018

Na reunião avaliamos, em particular, como as Matemáticas devem ser ofertadas no futuro Curso de forma a estarem em patamares acima (bem acima) daqueles usualmente apresentados nos Cursos de Engenharias no País para dar suporte sólido ao futuro Engenheiro de Sistemas o qual será solicitado a resolver problemas de acentuada complexidade.

O Curso de Engenharia de Sistemas é pensado segundo as diretrizes que consideramos (eu e Vicente Machado Neto) no artigo “THE BRAZILIAN ENGINEERING MODERNIZATION WITH THE INTEGRATED MASTER’S DEGREE MODEL 3 + 2” que apresentamos no COBENGE 2018 (XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia), realizado de 3 a 6/09/2018, em Salvador-BA. O COBENGE 2018 teve como título “Educação inovadora para uma Engenharia sustentável”.

Partindo do pressuposto que o Engenheiro deve ser o Profissional que engendra soluções para o mundo real a partir do conhecimento gerado pelas gerações anteriores (de todo conhecimento já gerado) para a melhoria de vida das Pessoas e seguindo a definição de Engenharia de Sistemas do INCOSE (International Council of Systems Engineering) o Curso de Engenharia de Sistemas pretendido está centrado em uma abordagem interdisciplinar da Engenharia para tornar possível a concretização efetiva de sistemas de elevada complexidade.

É pretendido com o Curso de Engenharia de Sistemas formar o Engenheiro capaz de definir, antecipadamente no ciclo de desenvolvimento de sistemas complexos, as necessidades do usuário e as funcionalidades requeridas, elaborando a documentação sistemática dos requisitos, bem como abordando a síntese de projeto e a etapa de validação considerando o problema de forma completa: operação; custos e cronogramas; performance; treinamento e suporte; teste; instalação; fabricação.

O Curso em proposição tem como princípios norteadores: currículo baseado em modelos internacionais, otimização de recursos humanos de forma a se estabelecer uma forte relação com a Pós-Graduação, adoção de uma segunda língua em atividades do Curso, forte concentração em conhecimentos relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), atendimento às áreas emergentes, revisões periódicas e sistematizada das estruturas do Curso, menor número de disciplinas e baixa carga horária em disciplinas, adoção de padrões internacionais de créditos e horas, atendimento à Legislação Brasileira, flexibilidade e inovação, práticas acadêmicas relacionadas com a Indústria e o Meio de Produção em geral, mobilidade do Corpo Docente e do Corpo Discente, empreendedorismo, responsabilidade social, compatibilidade com modelos internacionais, exigência de mudança de postura profissional do Educador, resgate de preceitos éticos e de cidadania, maior prática com atividades no mundo real, desenvolvimento de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Dissertação de Mestrado tratando necessariamente da solução de problemas do mundo real vinculados às Empresas ou Indústrias, valoração dos direitos humanos, atendimento às dimensões da sustentabilidade, dentre outros.

Quanto às disciplinas é pretendido três grupos: Disciplinas Básicas, Disciplinas das Áreas de Conhecimento e Disciplinas Integradas.

Quanto ao terceiro grupo de disciplinas é sugerido que hajam atividades de integração por semestre focadas nas seguintes áreas de conhecimento: Empreendedorismo, Sistemas de Informação e Comunicação, Lógística, Redes de Distribuição e Gestão da Produção, Engenharia Financeira, e Serviços. Todas as atividades deverão envolver correspondente aprendizado com línguas estrangeiras e integração com a Sociedade.

Para o caso das Disciplinas das Áreas de Conhecimento são pretendidas Disciplinas de Sistema da Informação, Pesquisa Operacional, Gerência e Serviços, Engenharia Financeira, Logística e Gestão da Produção.

Quanto às Disciplinas Básicas pensa-se em quatro grupos distintos: Disciplinas de Formação Básica (Matemáticas, Física e Química), Disciplinas de Computação, Disciplinas de Eletromecânica, e Disciplinas de Empreendedorismo (perpassando de forma transversal todo o Curso).

Todas as disciplinas estarão associadas ao ECTS (European Credit Transfer System) e em associação com aquelas ofertadas na CE (Comunidade Europeia). É estimado um total do Curso com Mestrado em 345 ECTS e uma carga horária de 4980 horas; sendo previsto 560 horas para Estágio Obrigatório (com desenvolvimento previsto para o quarto e quinto anos).

Todas as atividades do Curso estarão orientadas para atender áreas não tradicionais e sim para o desenvolvimento de sistemas complexos de engenharia, integrando diversos tipos de tecnologia, principalmente na indústria e em empresas comerciais. As atividades do Curso Engenharia de Sistemas objetivam formar o Profissional responsável por planejar e organizar estratégias para sistemas artificiais complexos com grande número de variáveis de forma a poder projetar, analisar e integrar sistemas complexos em indústrias e empresas comerciais.

O mercado de trabalho do Engenheiro de Sistema é muito vasto e envolve, em geral, áreas diversas multifuncionais tais como aquelas que necessitam de tecnologias avançadas como plataformas marítimas de petróleo, indústria automobilística, empresas de telecomunicações, empresas de computação, indústria aeronáutica, indústria aeroespacial, indústria farmacológica, empresas de segurança e qualidade de dados, indústria de armas e defesa, empresas de inteligência, empresas de logística, empresas de energia e meio ambiente, sistema financeiro, engenharia de softwares, engenharia naval, dentre outras.

Deve-se salientar que a Engenharia de Sistemas ao contrário de outros ramos das Engenharias não trata, necessariamente, ou exclusivamente, de produtos tangíveis, mas sim de produtos lógicos. Assim, a Engenharia de Sistemas implica forte utilização das Matemáticas que permitam concretizar e otimizar as aplicações tecnológicas das teorias dos sistemas. Exigindo, então, Conhecimento Matemático muito além dos atualmente em vigência nos Cursos de Engenharia. 

Carlos Magno Corrêa Dias
13/11/2018