4 de out. de 2018

O TAU e os nós de Francisco de Assis.

              
Em 4 de outubro celebramos o Dia Mundial dos Animais, o Dia da Natureza, o Dia do Padroeiro dos Animais e do Meio Ambiente o nosso São Francisco de Assis nascido Giovanni di Pietro di Bernardone (1181-1226).

Que tenhamos todos, como São Francisco de Assis, a possibilidade de uma visão positiva da natureza e do homem. Que compreendamos a bondade e a maravilha da Criação. Que consigamos interiorizar os ensinamentos do Patrono dos Animais e do Meio Ambiente apreciando incondicionalmente a natureza.

Que tenhamos ou possamos compreender a sinceridade, a simplicidade e as qualidades existentes no entorno da fraternidade e da caridade. Que a PAZ e BEM pregada por São Francisco de Assis nos conduza a uma humanidade melhor na qual a preservação da dignidade do homem seja o nosso principal objetivo.

Sigamos os princípios contidos na "Oração da Paz” que embora de Autor desconhecido e não tenha sido escrita por São Francisco de Assis tudo tem a ver com seus ensinamentos, proclamando:

“Senhor:
fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna!
Amém".

Os princípios de São Francisco de Assis estão, também, sintetizados no TAU ataco ao cordão com três nós que representa um sinal querido e revelador de uma convicção espiritual profunda que retoma a força salvadora e exprime a bem-aventuranças.

Embora “TAU” seja a forma mais antiga de cruz adotada, em São Francisco de Assis na verticalidade e na horizontalidade do símbolo o TAU de São Francisco de Assis (a Cruz Franciscana) reconhece o encontro entre o Céu e a Terra, significando a convergência do Divino e do Humano nas duas linhas que o formam.

O TAU é pendurado por um cordão com três nós. O cordão significa o elo que une a forma de nossa vida e traz três nós que representam os três princípios de São Francisco de Assis, os três conselhos que sintetizam a Boa Nova: obediência, pobreza e castidade.

Mas, não se deve deixar levar pelo sentido estrito dos últimos três termos, pois quanto à obediência faz-se referência à acolhida para escutar o valor maior. Aquele que tem os sentidos abertos para perceber o maior e o melhor não tem medo ou ressalvas de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto.

Quando se faz referência à pobreza não se está chamando a categoria econômica de quem não tem, mas é sim está a proclamar o valor de quem sabe colocar tudo em comum. Em São Francisco de Assis ser pobre é ter a coragem da partilha.

Por fim o terceiro conselho exige sempre ser verdadeiro, transparente e revelar o melhor de si, garantir a pureza de coração.

Em São Francisco de Assis aquele que obedece é sempre fiel aos seus princípios; o pobre vive na gratuidade da convivência; sendo o casto aquele que preserva a beleza do seu coração e de seus afetos.

Em São Francisco de Assis PAZ e BEM é o caminho.

Cumprimentemo-nos com PAZ e BEM porque hoje é Dia de São Francisco de Assis, aquele que foi a "luz que brilhou sobre o mundo".

PAZ e BEM


Carlos Magno Corrêa Dias
04/10/2018