28 de out. de 2018

Conexões entre Engenharia Matemática e Indústria.

           
Em 25 de outubro de 2018, presidi a Reunião de Planejamento 2019 do GPDTCEI (Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Engenharia e na Indústria).


DIAS, C. M. C. - 25/10/2018

A reunião foi realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) em parceria com o Cenelocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição) e o CMCD (Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva).

Na reunião tratamos as estratégias para efetivação do “Projeto Conexões entre Engenharia Matemática e Indústria” projeto este que visa aproximações estreitas entre a Indústria, a Academia e o Governo para a produção de Conhecimento Útil centrado em um Projeto de Estado para a soberania do Brasil e o Bem da População Brasileira.

Em particular avaliamos minha proposta disruptiva e inovadora de Graduação em Engenharia Matemática na qual a indissociação entre Ensino, Pesquisa e Extensão deve associar as necessidades da Indústria 4.0 ao bem estar humano seja no âmbito da Inovação, Renovação ou Invenção. 

A despeito da intencionalidade disruptiva (e inovadora) da Engenharia Matemática que defendo a Matemática deve se manter sempre como a base de quaisquer proposições futuras associados a ambos os projetos em avaliação.

A concepção de Engenharia Matemática que tenho defendido está relacionada com as necessárias relações entre Inovação, Lógica, Modelação, Ergonomia e Usabilidade para a produção de máquinas, equipamentos, processos, ferramentas, serviços, produtos, procedimentos, tecnologias ou dispositivos em desenvolvimento que garantam o bem estar humano e o correspondente desempenho ergonômico eficiente e usabilidade eficaz dos sistemas envolvidos.

Observei, também, que o projeto proposto deverá levar em conta que o processo de engendrar soluções em Engenharia Matemática deverá sempre objetivar a geração de produtos, processos ou serviços como resultados finais os quais, por sua vez, deverão possibilitar registros de patentes e a geração de royalties para o nosso Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/10/2018