9 de jun. de 2018

Editais como estratégia para captação de recursos das OCS.

         
Participando no último dia 7 de junho de 2018 da Reunião conjunta da Equipe de Projeto Incentivos Fiscais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Fiep e da Rede do Terceiro Setor de Curitiba quando tratamos da Análise e Leitura de Editais como Estratégia de Captação de Recursos para o Terceiro Setor.

A reunião foi realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba e contou com a presença de Conselheiros do CPCE e Integrantes da Rede do Terceiro Setor de Curitiba.

Os editais, sejam públicos ou privados, são “ferramentas” ou estratégias viáveis para diversificar a forma de captação de recursos para as Organizações da Sociedade Civil (OSC), independentemente, do tipo de projeto que a OCS pretenda o incentivo.

A adoção de editais para promover a seleção de iniciativas para investimento social tem se tornado, também, iniciativa cada vez mais intensificada haja vista constituir ação que pode contribuir para por em evidência a seriedade das Organizações do Terceiro Setor.

Embora os Editais sejam uma importante alternativa para a captação de recursos para as OCS deve-se ter sempre em mente que o pleno conhecimento sobre a Organização, o detido estudo do Edital pretendido e conhecimento sobre como elaborar o correspondente Projeto de Submissão são imprescindíveis.

Durante a reunião foram apresentadas, ainda, informações sobre o Prêmio ODS Brasil e sobre o Prêmio Sesi ODS. Os presentes foram convidados a inscrever as Boas Práticas de suas Organizações em ambos os Prêmios. É necessário replicar as Boas Práticas para mais rapidamente e intensamente alcançar os ODS e cumprir a Agenda 2030 da ONU.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/06/2018