17 de abr. de 2018

Inovação aberta na Indústria é mais um caminho disruptivo.

           
Em 16 de abril de 2018, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no Câmpus Curitiba, participei da 4ª edição do Open Innovation.


DIAS, J. C. G. C. - 2018

O evento teve como tema central a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA e reuniu importantes organizações de diferentes portes e segmentos, especialistas e pesquisadores, bem como Startups para debatermos e compartilharmos as principais práticas e culturas inovadoras atualmente em desenvolvimento no mundo corporativo.

Como a “Inovação Aberta e Colaborativa” constitui especial “receita” para conduzir o nosso Brasil ao progresso e desenvolvimento, o 4ª Open Innovation BR contribuiu uma vez mais na construção de relacionamentos sustentáveis, inovadores, disruptivos e construtivos ao compartilhar diferentes práticas de Inovação.

A Closed Innovation (“Inovação Fechada”), que corresponde ao processo de limitar o conhecimento ao uso interno da Empresa/Indústria não utilizando o conhecimento exterior, há muito se mostrou ineficiente e ineficaz. Assim, o conceito de Open Innovation, que consiste em apresentar de forma aberta desafios e problemas que precisam ser solucionados no ambiente competitivo das Empresas/Indústrias, se mostra prática de integração necessária atualmente entre as Empresas/Indústrias de todos os portes e níveis de atuação. A Inovação Aberta está centrada em fluxo aberto de informações/conhecimentos, no qual os recursos ou soluções se movem mais adequadamente na fronteira entre Empresa/Indústria e Mercado.

A Inovação Aberta chama o Mundo Corporativo a compartilhar idéias, pesquisas e conhecimentos internos e externos para possibilitar a melhoria dos produtos, produzir melhores serviços, aumentar a eficiência e eficácia, gerando maior valor agregado de mercado.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/04/2018