18 de nov. de 2017

TECNOLÓGICA segue formando empreendedores do futuro.

     
A hoje UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), a nossa sempre TECNOLÓGICA, com seu lema TECNOLOGIA E HUMANISMO, nascida como uma das Escolas de Aprendizes Artífices continua cumprindo a missão e os objetivos já há mais de cem anos.

Com diferencial inovador nos foi possibilitado contribuir para a formação de excelentes gerações de Profissionais e “facilitar os meios de vencer as dificuldades sempre crescentes da luta pela existência não apenas habilitando os filhos dos desfavorecidos da fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual como, também, permitir que os mesmos adquirissem hábitos de trabalho profícuo para afastá-los da ociosidade ignorante, do vicio e do crime” (segundo proclama nossa carta de fundação de 1909).

Bem antes do reconhecimento da importância dos “empreendedores” já formávamos “empreendedores”. Sempre nos preocupamos em formar Cidadãos e Profissionais úteis à Nação.

No início resgatávamos os desfavorecidos pela sorte, ensinávamos a eles um ofício e quando os mesmos retornavam para o mundo do trabalho com os conhecimentos adquiridos criavam seus próprios negócios e empregavam mais e mais pessoas.

Formávamos “operários e contramestres, ministrando-se o ensino prático e os conhecimentos técnicos necessários aos menores que aprendiam um ofício”. Depois, estes profissionais habilitados (segundo suas aptidões e inclinações) exerciam o ofício adquirido, disseminavam os correspondentes conhecimentos e promoviam o desenvolvimento de suas regiões.

Atualmente, mesmo diante da realidade da Indústria 4.0, das Nanociências, das Nanotecnologias, das Estratégias Disruptivas ou de tantas outras Inovações para o Progresso e para o Desenvolvimento precisamos continuar pensando na formação de PROFISSIONAIS PARA SEREM EMPREENDEDORES DO FUTURO E CIDADÃOS RESPONSÁVEIS. Com semelhante diferencial continuaremos a ser referência, Instituição de vanguarda e agente indutor das necessárias transformações.

O caminho para nos mantermos universais foi sinalizado no (sempre INOVADOR) Decreto de Criação das Escolas de Aprendizes Artífices de 1909.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/11/2017