3 de out. de 2017

Liberdade do Conhecimento e Software Livre em foco na Tecnológica.

         
No período de 27 a 29 de setembro de 2017 participei do IX FÓRUM DE TECNOLOGIA EM SOFTWARE LIVRE (FTSL), realizado no Câmpus Curitiba, na sede Central, da TECNOLÓGICA (UTFPR); estando presente, também, na abertura do evento ocorrida no dia 28/09/2017.

O FTSL é considerado um dos maiores e mais importantes eventos de Software Livre do Brasil. O FTSL objetiva a disseminação de novas tecnologias baseadas em Software Livre; a troca de experiências com Universidades, Meio Empresarial, Governo e Sociedade em geral por intermédio de palestras, painéis, minicursos, mesas-redondas e oficinas; bem como o aprimoramento de conhecimentos científicos, tecnológicos, técnicos, mercadológicos, políticos e sociais sobre o Software Livre e a Liberdade do Conhecimento.

Os objetivos do Software Livre são atingidos quando os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software; sendo que tais liberdades, diferentemente do software proprietário, são concedidas amplamente e não suprimidas. Cabe salientar que os usuários do Software Livre são livres para redistribuir o software que poderá ser elaborado gratuitamente ou por uma taxa. Os usuários do Software Livre, tendo disponível o código fonte possuem plena liberdade de estudar, modificar, copiar e distribuir o software. No mundo do Software Livre não existe a necessidade de se solicitar quaisquer permissões e as atividades dos usuários não estão restritas por intermédio de licenças proprietárias ou por cláusulas contratuais delimitadoras quanto à divulgação ou disponibilização do código fonte.

Um software é considerado livre se, e somente se, os seguintes pré-requisitos são atendidos; quais sejam:
(a) há liberdade para executar o programa qualquer que seja o propósito;
(b) há liberdade de estudar como o programa funciona e realizar adaptações quaisquer conforme as necessidades do usuário sendo liberado para o usuário o acesso ao código-fonte;
(c) há liberdade de se redistribuir cópias do software sem quaisquer restrições;
(d) há liberdade de se aperfeiçoar o software e continuar a liberar o software aperfeiçoado para benefício de toda comunidade.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/10/2017