7 de ago. de 2017

Missão de Prospecção Brasil Japão avançando fronteiras.

              
A FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e Parceiros realizaram no dia 28 de julho de 2017 o evento “Missão de Prospecção Paraná Japão” objetivando aprofundar parcerias entre Empresas Japonesas e Empresas do Paraná.

Realizado no Câmpus da Indústria da FIEP, o encontro contou com minha presença e com a participação da FIEP, APD, JICA, Consulado Japão, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão, Agência Paraná de Desenvolvimento, representantes das Cadeias Produtivas no Paraná (Agropecuária, Alimentos, Construção Civil, Químico (farmacêuticos e cosméticos) e TIC), FAEP, bem como de representantes de 11 (onze) Empresas Japonesas.

O Grupo de Empresários Japoneses participantes da Missão de Prospecção representaram as seguintes Empresas Japoneses: Sakaegumi Corporation , Japan Flower Corporation, Utsunomiya industries, INADA, TOYO KOATSU, MINAMINIPPONKAGAKU, Kyukyu Pharmaceutical, Aishinkk, ACM, Lexues, e, Andes Foods Japan.

A ideia da Missão de Prospecção Paraná Japão foi intensificar relações empresarias entre o Paraná e o Japão nos próximos anos. No encontro objetivou-se, também, firmar parcerias com Empresas Paranaenses, inclusive com aporte de recursos.

De acordo com a JICA, embora o Paraná e o Japão “estejam separados pela distância geográfica, os laços de amizade já são tradicionalmente fortes”. Atualmente o Brasil abriga a maior população de descendentes de japoneses fora do Japão e semelhante condição é um importante fator diferencial para possibilitar acordos comerciais bilaterais. A história entre Brasil e Japão se entrelaça a partir de 1908, com a chegada do navio japonês Kasato-maru que trouxe para o Brasil os primeiros imigrantes.

A “Missão de Prospecção Paraná Japão” sinaliza a reconhecida importância do Paraná no contexto mundial e abre as portas para a realização de futuros negócios promissores entre Brasil e Japão por intermédio do Paraná.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/08/2017