31 de ago. de 2017

Cultura da inovação é chamada na UFPR.

           
Aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Câmpus Jardim Botânico, no Prédio do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Auditório Professor Ulysses de Campos, no último dia 30 de agosto de 2017, o “Inova Session - Como as grandes empresas inovam?”, o qual em parceria com a empresa Clarke, Modet & Co. foi realizado pela Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nesta primeira edição do Inova Session, da qual tive a satisfação e o privilégio de participar, as empresas Bosch, Renault, Mondelēz e Clarke, Modet & Co. se reuniram com a Agência de Inovação da UFPR para falar sobre PD&I, promover a interação com os participantes e compartilhar experiências e informações para tratar questões relacionadas com a inovação.

O objetivo do evento foi mostrar como as empresas convidadas tratam o tema Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em seus meios, esclarecer como a inovação constitui fator de competitividade e o quanto são necessários investimentos em PD&I atualmente para o progresso das Instituições e do Brasil.

Na concepção da UFPR “a inovação pode ser entendida como um processo de impacto que representa diferencial competitivo, ganho de mercado, redução de custos e/ou aumento de receitas, que desperta a evolução tecnológica e o desenvolvimento socioeconômico resultante dela”.

No evento ficou destacado que a inovação constitui fator indispensável para a ampliação da competitividade das empresas possibilitando tanto a abertura de novos mercados quanto a modificação dos modelos de negócio atualmente em vigência.

               
DIAS, C.M.C. - 2017
           
Ressaltou-se, entretanto, a necessidade de se implantar políticas mais modernas sobre a inovação, bem como uma reavaliação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI) para possibilitar que Universidades Públicas e Empresas Privadas possam trabalhar de forma ainda mais próxima. Embora o MLCTI constitua uma nova fase para a pesquisa e inovação no Brasil ainda se mostra restritivo tendo em vista os vários vetos que foram mantidos em relação à redação original que possibilitava maior relacionamento entre a Academia e os Meios de Produção.

Para que a inovação se desenvolva no Brasil é necessária uma maior participação do setor produtivo nos projetos de desenvolvimento e inovação estabelecidos principalmente nas Universidades Públicas. O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação estabelecido pela Lei número 13.243/2016, de 11 de janeiro de 2016, foi proposto para desburocratizar e permitir maior parceria público-privada. Contudo, na prática, ainda existem sérios entraves para que a inovação aconteça de forma intensificada no Brasil. Os vetos na 13.243/2016 mantém o elevado grau de burocracia das Leis anteriores.

A inovação é fundamental para o desenvolvimento de um país. Sobre esta assertiva poucas seriam as refutações. Contudo, embora o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação Brasileiro tenha representado um avanço é necessário revê-lo urgentemente visto que em decorrência dos vetos mantidos continua a criar empecilhos para que a inovação aconteça com maior fluidez e se tenha um país mais moderno e inovador. As atuais baixas taxas de inovação continuarão a promover a delimitação do desenvolvimento e progresso do Brasil.

No evento foi observado que a UFPR tem se esforçado em disseminar a concepção da inovação por entender que assim procedendo ter-se-á a cultura da inovação melhor desenvolvida no Brasil para se atingir o progresso que é solicitado constantemente..

Pelo Ranking Universitário Folha de 2016 a UFPR é a quarta melhor Universidade Brasileira em inovação e tem se posicionado como um agente atuante dentro do Sistema Nacional de Inovação no Brasil. A UFPR informou que pretende que Inova Session passe a ser um evento contínuo no seu calendário de eventos.

Parabéns a todos da Agência de Inovação da UFPR pelo excelente e importante evento.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/08/2017