2 de mai. de 2017

Que a miséria seja apenas uma história a ser contada em um mundo sustentável.

    
Somente não enxerga a Miséria existente no mundo aqueles que não desejam reconhecer as correspondentes consequências devastadoras da MISÉRIA. Mas, os “números” sobre a MISÉRIA estão por todos os lados nos obrigando o seu conhecimento.

Estimativas dão conta que mais de 1 bilhão de pessoas passando fome no mundo. Neste mesmo mundo, cerca de 1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza e dentre estas contam-se 630 milhões de seres humanos como sendo extremamente pobres com renda per capta mensal bem inferior a 22,92 dólares.

Mais de 1,5 bilhão de pessoas não possuem acesso à água potável. São contabilizadas 150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos. Passam de 12,9 milhões de crianças que morrem a cada ano antes de completar 5 anos de vida.

Em plena ERA da COMUNICAÇÃO e da INFORMAÇÃO os índices de analfabetismo são absurdamente elevados, a falta suficiente de moradias para as pessoas é inaceitável, o aumento e a proliferação de doenças é assustador. Pessoas continuam morrendo na MISÉRIA.

A MISÉRIA é uma tragédia dispersa, silenciosa e bem “escondida” e, em muitas das vezes, “tão bem escondida” que vira apenas número, estatística.

Conheçamos os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Agenda 2030 da ONU para transformarmos a MISÉRIA apenas em história a ser contada e não mais contabilizada.

Contribuamos para o alcance dos ODS (http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/post-2015/).

Carlos Magno Corrêa Dias
02/05/2017