18 de abr. de 2017

Tríplice Hélice chama união de poderes na RI 4.0 para Projeto de Estado.

         
A Tríplice Hélice, formada pela união das forças da Academia (Universidade), Indústria e Governo, sempre conduziu os caminhos do desenvolvimento ao longo das REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS objetivando um Projeto de Estado para garantir a produção de Conhecimento Útil para o Desenvolvimento das Nações e para a Melhoria de Vida das Populações. 



CMCD - 2016


A Tríplice Hélice esteve girando quando ocorreu a Primeira Revolução Industrial (Indústria 1.0 ou RI 1.0) que promoveu a transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial, na segunda metade do século XVIII, quando estava baseada em vapor, carvão e ferro.

A partir de 1860, a mesma Tríplice Hélice, garantiu a Indústria 2.0 (a Segunda Revolução Industrial ou RI 2.0) com o emprego do aço, energia elétrica e produtos químicos quando, também, o capitalismo industrial cedeu lugar para o capitalismo financeiro. 

A Terceira Revolução Industrial, a qual começou em 1970, com o desenvolvimento da Informática já teve seu fim nos mundos desenvolvidos, mas existiu em função das necessárias simbioses entre o Poder do Conhecimento (Universidade), o Poder Econômico (Indústria) e o Poder Político (Governo). Assim, mais uma vez a Tríplice Hélice foi determinante para os avanços em todos os sentidos.

Uma Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0 ou RI 4.0) a qual engloba tecnologias nos campos da Automação, Controle e TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) aplicadas aos processos de manufatura e ao dia a dia das pessoas já começou. Big data analytics, cyber security, machine to machine (M2M), IoT/IIoT, frameworks, smart factory, integração e interoperabilidade, dentre outros sistemas, serviços ou processos passam a condicionar a realidade da produção e a vida Pessoas.

Mas, o sucesso da Indústria 4.0 dependerá, necessariamente, como a história já o demonstrou, da associação irrestrita à Tríplice Hélice quando Inovação e Soluções são pensadas em um Projeto de Estado que chama a união dos poderes da Universidade (Conhecimento Científico), do Governo (Legislações) e da Indústria (Tecnologia e Recursos Financeiros).

Que em nossas terras possamos entender e aplicar os benefícios da Tríplice Hélice para o Progresso de nossa Nação e para a Melhoria de Vida das Pessoas.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/04/2017