18 de jan. de 2017

Inovação exige conversão de investimentos em resultados de mercado.

    
Já há algum tempo é chamada a atenção para se tomar a INOVAÇÃO como “motor da competitividade” e que a mesma deve estar na base de qualquer projeto estratégico para o desenvolvimento de uma Nação.

No Brasil, nos últimos anos, foi registrado um AUMENTO significativo de RECURSOS para a INOVAÇÃO, entretanto o Brasil não converteu plenamente os correspondentes investimentos em resultados expressivos no mercado (uma das exigências da INOVAÇÃO).

Assim sendo, continua-se a sugerir que (no tocante aos investimentos em INOVAÇÃO e seguindo orientações do World Intellectual Property Organization - WIPO) o Brasil passe a rever posicionamentos para uma melhor adequação de questões relacionadas com: Ambientes Institucionais Confiáveis, Investimento Constante em Capital Humano, Boa Infraestrutura, Sofisticação de Mercado e Incentivos para Negócios objetivando a promoção ou o fortalecimento de POLÍTICAS em INOVAÇÃO que venham promover maior cooperação e parcerias entre Empresas e Universidades, que estejam centradas na Sustentabilidade do País, que incentivem a Internacionalização e que visem o Empreendedorismo.

Os caminhos são conhecidos. É necessário e urgente segui-los para que a INOVAÇÃO seja uma “aliada” e não apenas uma “coadjuvante” nos caminhos que levam ao Progresso e ao Desenvolvimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/01/2017