7 de ago. de 2016

Alberto Santos Dumont o AERONAUTA.

   
O brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), inventor por excelência, inovador além de seu tempo, acima de tudo um AERONAUTA, foi o PRIMEIRO HOMEM a cumprir um circuito pré-estabelecido conduzindo um balão dirigível (um aeróstato, ou aeronave mais leve que o ar) com motor a gasolina, na presença de testemunhas como especialistas, jornalistas e populares, bem como, a ter o devido reconhecimento pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI).

Em 4 de novembro de 1901, Dumont conquistou o Prêmio Deutsch ao contornar a Torre Eiffel com o seu dirigível Número 6, passando a ser notabilizado no mundo da época e a fazer parte da história. Saliente-se, todavia, que dias antes deste feito, em 19 de outubro de 1901, Dumont já havia contornado a mesma Torre Eiffell no seu Balcão Número 5, motorizado, percorrendo, sob supervisão da comissão do Aeroclube da França, um percurso de 11 (onze) quilômetros em voo de meia hora.

Alberto Santos Dumont é, portanto, o inventor da primeira AERONAVE DIRIGÍVEL PRÁTICA. Quaisquer outras considerações, tais como se Dumont é ou não o inventor do “avião” ou se foi ele o responsável pelo primeiro voo em um “avião”, isto pouco importa. A vitória mundial de 1901 o coloca como um dos maiores inventores da história.

Se o Wright Flyer 1 dos irmãos Wilbur Wright (1867-1912) e Orville Wright (1871-1948) ou o 14-Bis de Dumont é o primeiro AERODINO (aeronave mais pesada que o ar), tal questão é, também, irrelevante diante da notoriedade de Alberto Santos Dumont pelo feito incrível de 1901. Depois da invenção vitoriosa de Dumont a história deu conta de se completar naturalmente com suas necessárias consequências.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/08/2016