16 de dez. de 2014
PISA da OCDE demonstra seguidamente pífios Resultados do Brasil.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em francês: Organisation de Coopération et de Développement Économiques) é uma organização internacional composta por trinta e quatro países que aceitam os princípios da Democracia Representativa e da Economia de Livre Mercado. A OCDE (http://www.oecd.org/) é constituída por Economias Mundiais de alta renda e cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é alto, sendo tomados como países desenvolvidos e ricos, exceto México, Chile e Turquia.
Sua origem ocorreu em 1948 quando da instituição da “Organização para a Cooperação Econômica” (OECE) a qual foi criada para ajudar a administrar o “Plano Marshall” que objetivava a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. A partir de 1961 transformou em OCDE e hoje conta com Estados não-Europeus como filiados.
A partir de dezembro de 2012 a OCDE passou a ter vinte e cinco Estados não-Membros que constituem observadores ou participantes de pleno direito nas suas Comissões. Objetivando manter um diálogo político para compartilhar opiniões sobre as melhores práticas a seguir a OCDE conta com um total de cinquenta países não-Membros.
Em maio de 2007, o Conselho Ministerial da OCDE decidiu “fortalecer a cooperação da OCDE com o Brasil, China, Índia, Indonésia e África do Sul”
Por intermédio de programas de enhanced engagement (engajamento ampliado) com vistas a uma possível adesão à OCDE, em maio de 2007, o Conselho Ministerial da OCDE resolveu adotar procedimentos para fortalecer a cooperação da OCDE com o Brasil, China, Índia, Indonésia e África do Sul. Neste sentido, o da adesão, a OCDE passou a intensificar a produção de estudos a respeito do Brasil. No site oficial da OCDE (http://www.oecd.org/brazil/) foi criado espaço específico para divulgar relatórios, notícias e estatísticas sobre o Brasil.
OCDE desenvolve e coordena o Programme for International Student Assessment (PISA), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o qual constitui uma iniciativa internacional de avaliação comparada, aplicada mundialmente a estudantes na faixa dos 15 anos (idade considerada aquela na qual ocorre o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países) que fazem parte do correspondente ranking.
Fundamentalmente, o PISA objetiva avaliar como as Escolas dos países participantes estão preparando os Jovens para cumprir o papel de cidadãos na Sociedade atual, gerando indicadores que venham contribuir e subsidiar a necessidade de tomada de decisão para promover a necessária melhoria da qualidade da Educação nos países avaliados.
Objetivando discutir e avaliar os pífios e preocupantes resultados seguidamente obtidos pelo Brasil nas edições do PISA fomos, recentemente, chamados a discutir e avaliar questões relacionadas à Educação no Brasil.
À luz dos resultados apresentados pelo PISA 2012 a situação da Educação no Brasil, na mais simples das observações, é apenas lastimável, em se tratando da sétima economia mundial e é tomada como país emergente.
No PISA 2012, o Brasil obteve em Matemática 391 pontos, enquanto a média da OCDE foi de 494 pontos; em Leitura atingiu 410 pontos, enquanto a média da OECD foi de 496 pontos; e, em Ciências somou 405 pontos, enquanto a média da OECD foi de 501 pontos. Semelhantes resultados colocaram o Brasil na quinquagésima oitava posição em Matemática, na quinquagésima quinta posição em Leitura e na quinquagésima nona posição em Ciências (dentre os sessenta e cinco países classificados).
Conclusão do PISA 2012:
(a) em Leitura os Alunos Brasileiros não são capazes de deduzir informações do texto, não conseguem estabelecer relações entre as partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem;
(b) em Ciências os Alunos Brasileiros são capazes de aplicar o pouco que sabem apenas a limitadas situações de seu dia a dia e não conseguem apresentar explicações científicas mesmo que as mesmas estejam explícitas nas evidências; e,
(c) em Matemática os Alunos Brasileiros não conseguem interpretar situações que exigem apenas deduções diretas da informação dada, não são capazes de entender percentuais, frações ou gráficos.
A cada edição o PISA prioriza uma das três dimensões avaliadas: Leitura, Matemática, Ciências. Na última edição, em 2012, Matemática foi a dimensão foco da avaliação. A dimensão das Ciências será o foco principal no PISA 2015.
Os resultados da edição 2012 são, inegavelmente, péssimos. Entretanto, em todas as edições anteriores do PISA passamos, também, semelhante vergonha. Mas, a maioria dos Professores e Gestores nem sabem da existência do PISA. A Edição 2015 do PISA será apresentada em breve e nossos resultados se repetirão numa sequência absurda e injustificável, pois trabalho efetivo algum está sendo desenvolvido para reverter o correspondente desastre.
Precisamos chamar as correspondentes questões para serem discutidas e trabalhadas nas Universidades e em todos os locais nos quais se tenha o firme propósito de desenvolver uma Educação de qualidade para o desenvolvimento e progresso de nossa Nação. Os resultados do Brasil no PISA demonstram apenas, invariavelmente, a insistência do Brasil em se manter subdesenvolvido.
Conheça os Resultados do PISA 2012 acessando:
http://www.oecd.org/pisa/keyfindings/pisa-2012-results-volume-I.pdf.
Carlos Magno Corrêa Dias
16/12/2014