5 de out. de 2014

Nós da fidedignidade para um mundo melhor.

   
Hoje comemoramos o dia de São Francisco de Assis aquele que nascido Giovanni di Pietro di Bernardone (1182 - 1226) é o Patrono dos Animais e do Meio Ambiente (ou da Natureza).

Com sua crença positivista sobre a Natureza e o Homem São Francisco de Assis promoveu profunda identificação com os problemas da humanidade e nos ensinou os valores do TAU atado ao Cordão que contém os três Nós da Fidedignidade: Obediência, Pobreza e Castidade.

O TAU (a Cruz Franciscana) significa a relação entre o Divino e o Humano. O TAU Franciscano é a materialização da batalha pela PAZ, é símbolo de unidade e reconciliação. O fio condutor (ou o Cordão Franciscano) representa o caminho e sinaliza o elo que une a forma de nossa vida. 

Escutar o valor maior, ter a coragem da partilha, e, garantir a pureza de coração constituem o BEM em Francisco de Assis. Os três nós do Cordão Franciscano sintetizam, então, a Boa Nova em Francisco de Assis.

A Obediência, em São Francisco de Assis, não significa, porém, a subserviência servil. Trata sim do acolhimento para perceber o maior e o melhor. O obediente é fiel a seus princípios e deles não abre mão.

Aceitar a Pobreza em Francisco de Assis é, por sua vez, ter condições de viver plenamente na gratuidade da convivência, ser capaz de poder partilhar, ter a sabedoria para tudo por em comum.

Já o terceiro desígnio franciscano a Castidade, deve estar relacionada à pureza de coração, à transparência. O casto é todo aquele que é capaz de cuidar da beleza do seu coração e de seus afetos. Revelar o melhor de si, ser verdadeiro eis a função da Castidade.

Saudemo-nos, então, com PAZ e BEM e espalhemos os correspondentes Valores Franciscanos entre nós para um Mundo Melhor.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/10/2014