18 de out. de 2014

Competitividade da Indústria centrada na Sustentabilidade.

   
No último dia 14 de outubro de 2014, em Curitiba, tive a oportunidade de participar do evento intitulado “Vantagens Competitivas da Sustentabilidade” o qual objetivou por em evidência como é possível aumentar a competitividade das empresas por meio de ações fundamentadas na concepção de sustentabilidade.

O evento, realizado em Curitiba, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), por meio da Equipe de Trabalho do Projeto Sustentabilidade na Cadeia de Valor, constituiu importante oportunidade para, de um lado, promover reflexões sobre as vantagens competitivas da sustentabilidade e, de outro, vislumbrar como um ambiente empresarial corporativo inovador contribui no desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Cumpre observar que a Equipe de Trabalho do Projeto Sustentabilidade na Cadeia de Valor tem trabalhado no sentido de disseminar a sustentabilidade e de desenvolver metodologias para criar sinergia entre os vários atores do Meio Empresarial em torno do tema Responsabilidade Socioambiental Corporativa. O evento em referência é mais uma das ações que se somam aos trabalhos da Equipe em questão no sentido de atingir os objetivos pretendidos.

Centrado na necessidade e importância da sustentabilidade, uma vez mais, foi colocada em evidência a responsabilidade tanto do ser humano (enquanto pessoa) quando das empresas de promover soluções sustentáveis para o nosso Planeta haja vista que os limites do mesmo estão sendo ultrapassados. Particularmente, o meio empresarial é chamado a observar que uma falta de equilíbrio no Planeta irá possibilitar uma reação em cadeia que influenciará, de forma negativa, inevitavelmente, os processos produtivos existentes.

Medidas urgentes se fazem necessárias perspectivar e seguir para, então, garantir competitividade sem, entretanto, deixar de levar em consideração a sustentabilidade. Neste sentido, fomos convidados a consultar o relatório desenvolvido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDES) intitulado Visão Brasil 2050 (que corresponde a uma adaptação do Vision 205: The new agenda for business) no qual são apresentados os desafios e oportunidades para um futuro sustentável, bem como, quais poderiam ser os caminhos a seguir para atingir semelhante futuro sustentável.

Durante a exposição tivemos a oportunidade de conhecer melhor como funciona o Modelo SESI de Sustentabilidade, o qual objetivando elevar os patamares de competitividade utilizando a sustentabilidade como base para todas as ações e estratégias, constitui uma importante ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às Indústrias Brasileiras uma reflexão sobre os procedimentos relacionados a sustentabilidade e qualidade de vida no trabalho.

A ferramenta em referência, brevemente apresentada, parte do pressuposto tácito que a sustentabilidade para a competitividade está no interior da própria empresa e no ambiente externo à empresa dado que não ser razoável supor que uma empresa seja sustentável em uma sociedade insustentável. Assim sendo, a ferramenta baseia-se na concepção que para a manutenção da competitividade a empresa necessita observar os distintos fatores de sustentabilidade que fazem parte do seu universo produtivo nos campos social, econômico e ambiental.

Para mais informações sobre o Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho acessar: http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canal/sustentabilidade-no-trabalho-home/.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/10/2014