10 de ago. de 2014

Aproximações inolvidáveis são chamadas entre Arte e História.

   
O mês de julho de 2014, em Curitiba, mostrou-se variado, profícuo e intensificado no campo da Arte e da Cultura. Seguindo distintas tendências, com diferentes estilos e formatos, foram abertas, em especiais espaços expositivos da Capital Paranaense, importantes Exposições de Arte as quais cedem à História o favorecimento pela manutenção da Cultura.

Tive a grata satisfação e o privilégio de participar da abertura de quatro destas Exposições de Arte as quais (somadas às várias outras já realizadas em períodos passados) não apenas colocam Curitiba em destaque no Cenário Cultural do Brasil como, também, demonstram o quanto é importante a Arte para o nosso desenvolvimento enquanto seres que pensam e podem sentir o valor imaterial imprescindível emanado do complexo apreciar da Arte.

No excelente Museu Oscar Niemayer (MON) estive presente nas aberturas das Exposições “HISTÓRIAS DO ACERVO MON - EM ABERTO”, “FRIDA KAHLO - AS SUAS FOTOGRAFIAS (HER PHOTOS)” e “REFLEXOS” as quais foram realizadas, respectivamente, nos dias 3, 17 e 24 de julho de 2014. No mesmo dia 24 de julho de 2014 estive na abertura da Exposição “MAC - UM ACERVO RESTAURADO” a qual foi realizada no, também, importante Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC).

A Exposição “HISTÓRIAS DO ACERVO MON - EM ABERTO” tem por principal propósito contar a história do especial acervo do Museu Oscar Niemeyer (MON). Composta de cerca de 200 (duzentas) Obras de Arte escolhidas para contar a história da formação de sua coleção de aproximadamente 3400 (três mil e quatrocentas) Obras de Arte dos mais renomados artistas do cenário nacional e internacional a Exposição é um passeio pelos mais de onze anos de existência do MON quanto aos seus diferentes momentos para a composição do acervo atual.

As primeiras Obras de Arte do acervo do MON são oriundas do Museu de Arte do Paraná (MAP), do Banco do Estado do Paraná ) e do NovoMuseu (2002). Posteriormente, a partir de 2003, diversas Obras de Arte foram doadas ao museu e outras tantas foram adquiridas diretamente pelo MON. Ao longo de sua existência o MON incorporou ao seu acervo mais de mil Obras de Arte. Hoje o conjunto de Obras de Arte do MON é constituído por peças que traduzem parte da Arte realizada tanto no Paraná quanto em outros Estados do Brasil como, também, de outros países. A Exposição “HISTÓRIAS DO ACERVO MON - EM ABERTO” é, então, um retrospecto desta caminhada mediante a apresentação de especiais Obras de Arte de seu acervo.

Com exibição exclusiva e inédita no Brasil o Museu Oscar Niemeyer apresenta a Exposição “FRIDA KAHLO - AS SUAS FOTOGRAFIAS (HER PHOTOS)” na qual 240 (duzentos e quarenta) retratos do acervo pessoal da artista são expostos ao público para apreciação. O conjunto das fotos pode dar uma ideia daquilo que inspirava e agradava a pintora mexicana, bem como, a grande paixão que a mesma nutria pelo seu país natal.

Nascida com o nome de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon (1907 – 1954), ficou conhecida como Frida Kahlo. Seus trabalhos, com acentuado uso de cores fortes e vivas, se aproximam muito do estilo surrealista, mas possuem influência da arte folclórica indígena mexicana, cultura asteca, tradição artística europeia, marxismo e movimentos artísticos de vanguarda. A Exposição está prevista para permanecer aberta até 2 de novembro de 2014.

Já na Exposição de fotografias “REFLEXOS” apresentada, também, no MON, tem-se como tema principal a “ÁGUA”. São quatorze imagens construídas com alguns artifícios, como objetos refletidos na água, espelhos e luzes coloridas em movimento que se permitem mostrar o “real refletido” de forma a reproduzi-lo de maneira “distorcida, desviada, dobrando-se sobre si mesmo” conforme nos posicionaram os responsáveis pelo Exposição.

Outro momento histórico importante aconteceu, também, a partir do dia 24 de julho de 2014, quando o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) nos brindou com a Exposição “MAC - UM ACERVO RESTAURADO”. Nesta Exposição são apresentadas 41 (quarenta e uma) Obras de Arte que fizeram parte de importante projeto de conservação e restauração de peças selecionadas em trabalho realizado de 2012 a 2014.

O MAC possui um dos mais importantes acervos de Artes Visuais do século 20, do Estado do Paraná. Composto por cerca de 1500 (mil e quinhentos) trabalhos de artistas de diferentes localidades seu acervo é imprescindível como registro da história da Arte Brasileira e Paranaense.

Parabéns aos Curadores e Promotores das Exposições referenciadas pelo especial trabalho desenvolvido e por nos possibilitar semelhantes emoções que fortalecem a Cultura e a Arte em nosso Estado e Nação.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/08/2014