8 de jun. de 2014

Pequenas e Médias Indústrias do Paraná em Associação com a Sustentabilidade.

  
Objetivando divulgar uma forma inovadora e sustentável de se pensar a Indústria e considerando a simbiose entre o fator econômico e o bem estar da comunidade foi criado, em dezembro de 2004, no Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE).

Desde sua origem o CPCE desenvolveu-se como uma organização articuladora voltada para a área da Sustentabilidade e como um catalisador de ideias voltado para as necessidades e interesses do Segmento Industrial na área de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSAC) no Paraná.

Indústrias e Sindicatos, Comércio e Serviço, Terceiro Setor e Instituições de Ensino Superior são os quatro Núcleos de Competências que integram a estrutura do CPCE para fazer cumprir sua missão, visão e objetivos. Os Núcleos de Competência são constituídos por Conselheiros que desenvolvem trabalho voluntário em Equipes de Projetos definidas em cada um dos Núcleos conforme a particular afinidade e o campo de atuação profissional.

Em dezembro de 2013, o CPCE, passou, entretanto, por uma reestruturação objetivando alinhamento e adequação com os demais Conselhos Temáticos do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

Para tratar da nova estrutura do CPCE e definir as futuras estratégias de condução dos trabalhos dos Núcleos que passam a trabalhar em conjunto, participei, como Conselheiro do Núcleo Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE, no último dia 06 de junho de 2014, no Campus da Indústria, da FIEP, em Curitiba, da primeira reunião InterNúcleos do CPCE na qual todos os Núcleos de Competência do CPCE estiveram presentes. Nesta reunião foram acordados, também, os novos Projetos que deverão ser conduzidos agora em conjunto por todos os Núcleos no ano de 2014.

Seguindo o conceito de Sustentabilidade, o CPCE passará, então, a trabalhar com os temas Governança, Educação e Cidadania, os quais foram anteriormente acordados pelos Núcleos segundo sequência de reuniões previamente realizadas. Para a definição dos novos trabalhos, cujo desafio é trazer para mais próximo do Sistema FIEP as pequenas e médias Indústrias, bem como, priorizar a Sustentabilidade e o pleno desenvolvimento da Indústria do Paraná, foram constituídas Equipes de Projetos compostas por integrantes de cada um dos quatro Núcleos de Competência do CPCE.

Assim sendo, três Equipes de Projetos foram definidas para trabalharem durante o ano de 2014, quais sejam: “Educando na Sustentabilidade”, “Incentivos Fiscais” e “Sustentabilidade na Cadeia de Valor”.

Associado ao tema Governança, o projeto “Sustentabilidade na Cadeia de Valor” objetiva a disseminação da Sustentabilidade para evidenciar oportunidades e possibilidades de aumento da competitividade no Setor Industrial.

O projeto “Educando na Sustentabilidade”, vinculado ao tema Educação, pretende promover a discussão com a Sociedade, no âmbito Educacional, Empresarial e Civil, para possibilitar a disseminação da Educação na Sustentabilidade.

Já o Projeto “Incentivos Fiscais”, relacionado ao tema Cidadania, objetiva divulgar e incentivar a aplicação das Leis de Incentivos Fiscais em favor do Desenvolvimento Sustentável do Paraná.

Como membro do NIES do CPCP, passei a integrar a Equipe de Projetos “Educando na Sustentabilidade” tendo em vista que semelhante projeto está mais alinhado com minha atuação profissional. Todavia, contribuiremos, também, com os outros dois projetos para atendermos os objetivos últimos do CPCE enquanto Equipe.

Todas as Equipes de Projetos, independentemente dos temas aos quais estão vinculados, estão orientados a trabalharem no sentido de aproximar, com suas ações, as pequenas e médias Indústrias do Sistema FIEP. A ideia é que os temas Governança, Educação e Cidadania, desenvolvidos pelas Equipes de Projetos, possam fazer parte da realidade das pequenas e médias Indústrias e sejam os agentes de convergência pretendidos. Trazer a pequena e média Indústria para dentro do Sistema FIEP é um dos desafios a vencer. Mostrar para a Indústria que Governança, Educação e Cidadania são, também, importantes meios para o desenvolvimento empresarial das pequenas e médias Indústrias é outro dos objetivos a atingir.

Assim, fortalecer a Indústria, em geral, por intermédio da RSC e da RSAC, disseminando, em particular, a Sustentabilidade, continua sendo o propósito do CPCE no Sistema FIEP. Unidos pelo desenvolvimento da Indústria seguimos em frente.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/06/2014