4 de mai. de 2014

A Lembrança Homenageia a Glória Imortal do Herói Combatente.

   
“... todo aquele que tenha participado efetivamente de operações bélicas, na II Guerra Mundial, como integrante da Força do Exército, da Força Expedicionária Brasileira, da Força Aérea Brasileira, da Marinha de Guerra e da Marinha Mercante, e que, no caso de militar, haja sido licenciado do serviço ativo e com isso retornado à vida civil definitivamente ...” é considerado um EX-COMBATENTE no Brasil segundo proclamado pela Lei Federal 5315, de 12 de setembro de 1967, que regulamentou o artigo 178 da Constituição Brasileira de 1967.

Todavia, antes, pela Lei Federal número 4623, de 6 de maio de 1965, era instituído o DIA NACIONAL DO EX-COMBATENTE como sendo o primeiro domingo de maio. Então, comemoremos o DIA NACIONAL DO EX-COMBATENTE.

As cinzas dos corpos de nossos heróis mortos na Campanha da Itália na II Guerra Mundial foram transladadas de Pistóia, Itália, para o Brasil e, hoje, repousam em jazigos colocados no subsolo do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Em homenagem aos Ex-Combatentes mortos foram entronadas as palavras: "Imolando-se pela Pátria, adquiriram uma glória imortal e tiveram soberbo mausoléu, não na sepultura em que repousam, mas na lembrança sempre viva de seus feitos. Os homens ilustres têm como túmulo a terra inteira".

Mas, como já afirmei, os Heróis Combatentes fortalecem o Patrimônio e o Poder Nacional.

Reverenciar os fatos históricos que individualizam o nosso país como Nação projeta para o futuro o Poder Nacional e fortalece, de forma inequívoca, o Patrimônio Imaterial de nossa Pátria. Devemos nos orgulhar dos feitos heróicos de nossos antepassados em prol de nossa Pátria e sempre chamar para o presente a honra e o privilégio de poder contar a história de nossos defensores para mantê-la viva e valorada na vida de nossos filhos.

Uma Potência Mundial é forte e soberana porque, também, é capaz de homenagear com a lembrança e com deferência os seus HERÓIS.

No DIA NACIONAL DO EX-COMBATENTE, ao relembrar os 462 (quatrocentos e sessenta e dois) Militares Brasileiros mortos durante a Campanha Brasileira na II Guerra Mundial, reverencio, uma vez mais, com orgulho, respeito e gratidão aqueles nossos bravos Combatentes e todo Ex-Combatente Nacional.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/05/2014