19 de mar. de 2014

Análise Lógica de Modelos Integro-Diferenciais.


No período de 24 de fevereiro de 2014 até 28 de fevereiro de 2014 ministrei o Curso de Extensão Universitária em ANÁLISE LÓGICA DE MODELOS DIFERENCIAIS E INTEGRAIS NAS ENGENHARIAS para meus Alunos regularmente matriculados nos Cursos de Bacharelado em Engenharia.


O Curso em referência foi desenvolvido em um total de 10 horas-aula e teve por principal objetivo apresentar aos participantes fundamentos necessários para a determinação de Modelos de Análise centrados na Diferenciação e Integração para a Modelagem e Modelação de Soluções de Problemas no campo das Engenharias, bem como, discutir Técnicas de Validação Recursiva da Lógica Matemática Dedutiva e da Engenharia Lógica para a Análise de Consistência de Modelos Formais associados à Reengenharia e Engenharia Reversa.

Como observei, quando da proposição do Curso em referência, muito facilmente se constata que grande parte dos Acadêmicos de Cursos de Graduação das Ciências Exatas e das Tecnologias (em geral) e das Engenharias (em particular) apresenta dificuldades na condução, domínio e aplicação dos conteúdos programáticos das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e de outras disciplinas diretamente relacionadas ou dependentes devido a não possuem uma formação adequada no campo da Lógica Formal.

Como fiz observar, é percebido, entretanto, que tais dificuldades e os correspondentes índices elevados de reprovação e de desistência são devidos não tanto pela complexidade dos temas tratados nas disciplinas em referência, mas sim, na sua grande maioria, pelo fato dos correspondentes Alunos não conseguirem entender a LÓGICA subjacente envolvida que, acrescente-se, não é apresentada, regularmente, aos mesmos Discentes (ou, por outro lado, sequer é aventada como conteúdo formador quando da elaboração dos respectivos Projetos Pedagógicos de Curso).

O Curso de Extensão Universitária em ANÁLISE LÓGICA DE MODELOS DIFERENCIAIS E INTEGRAIS NAS ENGENHARIAS constitui, então, uma alternativa no possível caminho que venha conduzir a uma solução dos problemas aventados precedentemente uma vez que aborda não somente os fundamentos lógicos necessários para um entendimento lógico-analítico da Diferenciação e da Integração como, também, considera aspectos relacionados à Lógica da Reengenharia e da Engenharia Reversa na condução, explicação e entendimento de Modelos na Solução de Problemas de Engenharia centrados na Diferenciação e Integração.

Dentre os assuntos tratados no Curso de Extensão Universitária em ANÁLISE LÓGICA DE MODELOS DIFERENCIAIS E INTEGRAIS NAS ENGENHARIAS apresentei considerações particulares sobre: Álgebra Diferencial e Modelos Diferenciais; Álgebra Integral e Modelos Integrais; Lógica Formal como Modelo; Álgebra Proposicional e Álgebra Predicativa; Teoria Formal dos Modelos; Modelos Matemáticos e Modelos Lógicos; Reengenharia e Engenharia Reversa; Engenharia Lógica como Modelo Recursivo; Consistência Lógica; bem como, sobre a Avaliação Lógica de Modelos Aplicados.

Como salientado precedentemente, não são constatados nos Projetos Pedagógicos de Curso de Graduação das Ciências Exatas e das Tecnologias procedimentos, rotinas ou ações que possibilitem aos respectivos Alunos entenderem logicamente os vários conteúdos das disciplinas relacionadas direta ou indiretamente com a Diferenciação e integração. Devido exatamente à carência enfatizada é que o Curso de Extensão Universitária em ANÁLISE LÓGICA DE MODELOS DIFERENCIAIS E INTEGRAIS NAS ENGENHARIAS é justificado, pois, a partir do mesmo, tem-se a possibilidade de se preencher a correspondente lacuna na formação dos Acadêmicos, bem como, poderá contribuir, efetivamente, como uma primeira chamada de atenção na condução de possíveis soluções para o problema em observação.

Como de costume, ministrei o Curso de Extensão Universitária em ANÁLISE LÓGICA DE MODELOS DIFERENCIAIS E INTEGRAIS NAS ENGENHARIAS gratuitamente para os participantes (meus Alunos) e sem qualquer ônus extra para a Sociedade haja vista não cobrar correspondentes proventos. A proposição do Curso em referência não esteve, também, associada a quaisquer benefícios financeiros, não sendo favorecido por qualquer forma de fomento. Assim, uma vez mais, sigo minha contrapartida Docente no que se refere às Ações de Extensão Universitária desenvolvidas nas Academias Públicas.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/03/2014