30 de jan. de 2014

SATYAGRAHA e AHIMSA Conduzindo à Evolução.


Em 30 de janeiro, DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA e, também, dia do assassinato de Mohandas Karamchand Gandhi (1869 - 1948), somos chamados a refletir mais intensamente sobre a “não agressão”.

Segundo Gandhi, o idealizador e fundador do moderno Estado indiano, “o caminho da verdade” é tal que frente ao imoral deve-se impor posição mental moral que tem a força de tornar o aço do tirano inútil ao acabar com sua esperança quando a ele não se oferece resistência física alguma. A resistência da alma escapa de todo assalto e obriga o agressor a dobrar-se para assim dignificá-lo.

Mahatma Gandhi, a “grande alma” (Mahatma), defendia que a verdade (satya) e a não-violência (ahimsa) uniam-se em simbiose para, com paciência e compaixão, constituir a “força do amor” ou a “força da alma” que não admitindo o uso da violência contra um adversário desarmaria o mesmo de seus erros. O Satyagraha (o princípio da não agressão) como meio de revolução é uma possibilidade de paz na unificação.

Que a humanidade evolua permitindo aos homens compreender os reais significados da paz, da solidariedade e do respeito pelos direitos humanos tomados em conjunção sem renunciar, todavia, a qualquer luta real contra o mal.

Associemos o Satyagraha ao Ahimsa (princípio que consiste na rejeição constante da violência e no respeito absoluto de toda forma de vida) para evoluirmos enquanto seres humanos.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/01/2014