5 de nov. de 2013

Cultivando Cultura e Sistematizando Conhecimento em Simbiose Necessária.


Cultura (do latim “colere”, traduzido por “cultivar”) entendida tanto abstratamente (cultura simbólica, registrada imaterialmente na mente dos indivíduos) quanto materialmente (cultura material, preservada no tempo por meio de produtos culturais concretos) faz referência às manifestações intelectuais, sociais e artísticas que individualizam e põe em evidência uma Sociedade.

Ciência (do latim “scientia”, traduzido por "conhecimento") compreendida como prática ou estudo metódico realizado compulsoriamente ou como corpo organizado do saber faz referência a todo esforço humano de adquirir conhecimento de forma sistematizada para garantir o desenvolvimento e o progresso de uma Civilização.

Nas acepções consideradas são, portanto, a Cultura e a Ciência fundamentais para a existência e o desenvolvimento da humanidade. Todavia, Ciência e Cultura devem estar associadas, também, em simbiose necessária para promover avanços, influenciar decisões e alcançar soberania.

Em nossa Nação, o dia 5 de novembro é consagrado como o “Dia da Cultura e da Ciência”. A data comemorativa em referência, instituída pela Lei número 5579, de 15 de maio de 1970, é, também, uma homenagem ao formidável estadista brasileiro Rui Barbosa de Oliveira (1849 – 1923) que nasceu no dia 5 de novembro e que bem representou os propósitos da Cultura e da Ciência em nosso país.

Estimulemos e promovamos, então, a produção de conhecimento científico e as expressões culturais para nos distinguirmos como Nação Soberana, porquanto o caminho efetivo que conduz ao desenvolvimento e à evolução é trilhado nas relações estreitas ente a Cultura e a Ciência.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/11/2013