13 de nov. de 2013

41 Milhões no Caminho dos ODM 2.


Segundo dados da “Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios de 2012” (PNAD 2012), desenvolvida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o ANALFABETISMO, em nosso país, infelizmente, voltou a crescer. Em 2012 foram identificados 13,2 milhões de Brasileiros que não sabiam sequer LER, compondo uma taxa de analfabetismo equivalente a 8,7%. A taxa de analfabetismo vinha caindo desde 1998 quando era de 14,7% e chegou a 8,6% em 2011.

Contudo, há regiões no Brasil nas quais a correspondente taxa de analfabetismo chega à média a 17,4%. É muito alta, também, a taxa de analfabetismo funcional, pois a mesma corresponde a 18,3%, somando um total de 27,8 milhões de pessoas. Diante destes percentuais estaríamos computando um total de 41 milhões de Brasileiros “analfabetos ou analfabetos funcionais” o que, na melhor das observações, é preocupante.

No DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO, 14 de novembro, façamos, então, um alerta chamando a atenção para que o processo de redução do analfabetismo volte a ser retomado imediatamente. Erradicar o analfabetismo, porém, deve ser a meta. Neste caso, mais um Projeto de Estado deveria estar sendo desenvolvido.

Mas, em particular, como signatários dos Objetivos do Milênio (ODM), voltemos nossos olhares mais atentamente para ODM 2 perspectivando formas efetivas de combate ao analfabetismo uma vez que todo cidadão tem o direito à “EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE”.

Lembrando uma das metas do então “Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública”, criado pelo Decreto número 19402, de 14 de novembro de 1930, hoje Ministério da Educação, continuemos engrossando as fileiras dos exércitos para “promover o ensino primário e combater o analfabetismo” em nosso país.

Para no futuro podermos comemorar a data de hoje com satisfação unamos, então, nossas forças no combate ao analfabetismo para que o direito de LER e ESCREVE seja garantido a cada Cidadão Brasileiro.

Carlos Magno Corrêa Dias
13/11/2013