22 de ago. de 2013

SILOGISMOS são Comemorados em Apresentação Formal.


No último dia 21/08/2013, tive a grata satisfação de realizar apresentação na qual divulguei, de forma algo formal, a terceira edição do meu livro “Silogística: introdução à lógica categórica” (ISBN 978-85-88925-16-8), livro este que editei no final de 2012 e cuja publicação ocorreu recentemente agora em 2013.

Na ocasião, de início, considerei breve relato circunstanciado expondo os motivos que levaram às sucessivas edições do título em referência, bem como, as razões (apenas necessárias, mas não suficientes) para manter estudos e pesquisas nas correspondentes áreas envolvidas.

Assim, fiz observar que a primeira edição, com ISBN: 85-900661-5-0, datada de 2000, constituída de 289 (duzentas e oitenta e nove) páginas foi concebida em dez capítulos e nasceu em consequência de estudos e pesquisas que estava realizando sobre os Silogismos Categóricos do Estagirita Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) quando objetivava, de forma a mais objetiva possível, evidenciar as relações de impregnação mútua entre as restrições da Lógica Silogística Aristotélica e os aspectos modernos do Cálculo das Funções Proposicionais (Cálculo dos Predicados) hoje desenvolvidos em Lógica Formal.

Contudo, em pouco menos de dezoito meses aquela primeira edição de “Silogística: introdução à lógica categórica” ficou esgotada e em fins de 2002 editei e publiquei uma segunda edição (com ISBN 85-9000661-9-3) ampliada e revisada contendo 14 (quatorze) capítulos nos quais os conteúdos foram apresentados em 435 (quatrocentas e trinta e cinco) páginas.

A obra inicial se transformou, portanto, em um outro livro, mais denso, com maiores possibilidades e consequências, servindo, de um lado, como livro de apoio para os vários alunos que cursavam disciplinas de Lógica e Filosofia Analítica que ministrava e, de outro, como material de estudo para pesquisas relacionadas com os tópicos tratados de forma a envolver os primeiros conceitos silogísticos com tema evidenciados contemporaneamente.

Na sequência da exposição, depois da correspondente contextualização inicial, passei a apresentar, efetivamente, as características da terceira edição de “Silogística: introdução à lógica categórica”, agora composta de um total de 439 (quatrocentas e trinta e nove) páginas nas quais, em 14 (quatorze) capítulos, os correspondentes temas são tratados e discutidos preservando a ideia da segunda edição da obra (sem, contudo, abandonar a motivação que impeliu produzir a primeira edição).

Quanto à motivação para se editar uma terceira edição de uma obra específica como a em referência salientei, entretanto, que diversas, por certo, poderiam ser as mesmas uma vez que a segunda edição da correspondente obra já havia se esgotado em fins do segundo quadrimestre de 2005, ou pouco antes. Mas, considerei (e apresentei apenas) aquela razão motivadora e próxima ao Professor (em particular) que consistia em atender as necessidades expressa pela comunidade de alunos que manifestavam, seguidamente, interesse em ter acesso aos conteúdos tratados, mas que estavam tendo dificuldades, pois as consultas ao correspondente estudo passou a ser possível, exclusivamente, em geral, apenas em determinadas Bibliotecas que possuíam exemplares das edições anteriores em decorrência de doações que havia realizado.

Foi, portanto, motivado por aqueles pedidos que fiz a opção por produzir uma nova edição da obra em referência, com maior tiragem, mantendo, entretanto, as características da última edição e impondo algumas pequenas alterações estruturais, apenas na forma ao incorporar acréscimos, mas que não modificaram a essência da segunda edição da obra.

Na terceira edição de “Silogística: introdução à Lógica Categórica”, há, porém, uma redução no número total de capítulos uma vez que tanto o capitulo anterior enunciado como “Axiomatização da Aritmética Elementar” quanto o capítulo denominado “Exercícios Propostos”, presentes na segunda edição, foram suprimidos. Participei, também, que tomei a decisão de trazer novamente os exercícios propostos mais próximos da teoria tratada, apresentando os mesmos ao término de cada um dos capítulos nos quais se julgou eram necessários exercícios.

Tendo em vista os acréscimos e adequações processadas na terceira edição da obra em referência observei, em consequência, que recebi, em 29/07/2013, novo registro de Propriedade Intelectual (PI) emitido pelo EDA/BN do Ministério da Cultura haja vista ser considerado (efetivamente) um novo trabalho. No mesmo dia 21/08/2013, por outro lado, recebi o informe que a terceira edição de “Silogística: introdução à Lógica Categórica” passou a compor, também, o Acervo Nacional para a Preservação e a Guarda da Produção Nacional, segundo proclamam as Leis Federais em vigência, tendo em vista a mesma ter sido depositada na Biblioteca Nacional.

A despeito, porém, da natureza da correspondente exposição apresentada, não tive como me isentar de considerar observações de ordem técnica sobre a Lógica Categórica (em particular) e sobre os Argumentos Silogísticos (em específico). Por tal motivo, me permiti, também, avaliar algumas questões analíticas (pontuais, escolhidas) sobre importantes deduções e resultados obtidos que foram expostos no trabalho em pauta.

Finalizando a apresentação convidei à leitura da obra e, uma vez mais, apresentei meus agradecimentos a todos que me honraram com leitura das edições anteriores e que me motivaram a produzir a terceira edição de “Silogística: introdução à Lógica Categórica”.

Que “Silogística: introdução à Lógica Categórica” continue, então, a auxiliar, o tanto quanto possível, todos que dela necessitem.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/08/2013