19 de ago. de 2013

Lógica Intensificando Potencialidades de Raciocínio.


“Assim, de fato, "'alfa" premissas levam a "beta" conclusões, necessariamente”. Com semelhante sentença concluí mais um Curso de Extensão Universitária em Lógica Matemática neste ano de 2013.

Intitulado LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA, o Curso em questão, iniciado em 17/06/2013, nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, dirigido exclusivamente a alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação, objetivou apresentar aos participantes a Álgebra da Lógica necessária para a implementação de Métodos e Técnicas Formais da Teoria da Argumentação Dedutiva e da Análise Inferencial na Avaliação de Raciocínios Dedutivos Válidos e na identificação de Falácias ou Sofismas.

Com carga horária de 20 (vinte) horas-aula, no Curso em referência foram abordadas Operações e Relações da Álgebra da Lógica dando particular atenção às Fórmulas Proposicionais constituídas de proposições bivalentes e dicotômicas observadas como estruturas fundamentais no desenvolvimento do Cálculo Proposicional.

Na sequência, após distinguido Argumentos Dedutivos Válidos dos Sofismas e Falácias, foram apresentados Métodos e Técnicas necessários para a identificação formal das Estrutura de Raciocínio em questão segundo a Teoria da Argumentação e a Análise Inferencial.

O Curso atingiu seu objetivo principal quando da apresentação de Procedimentos Formais de Avaliação de Raciocínios Dedutivos. Foram, também, consideradas questões pontuais e analíticas relacionadas à Consistência Lógica associada à Validade Lógica.

Seguindo filosofia semelhante a dos diversos outros Cursos que tenho ministrado na Academia o Curso em referência foi ofertado gratuitamente para os participantes (exclusivamente alunos regularmente matriculados) e sem ônus algum para a Instituição, não havendo, também qualquer tipo de subsídio externo para a efetivação do mesmo.

Com o propósito deste Curso concluído encontra-se em fase de conclusão o Curso denominado CÁLCULO LÓGICO E ANÁLISE LÓGICA DE FUNÇÕES ENUNCIATIVAS o qual está voltado para a Análise Lógica de Estruturas Dedutivas desenvolvidas no segundo Cálculo Lógico da Lógica Matemática, ou seja, no Cálculo dos Predicados.

Dada, entretanto, a procura pelos conteúdos tratados no Curso LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA dei início dias passados no Curso intitulado ANÁLISE DE ARGUMENTOS DEDUTIVOS EM LÓGICA MATEMÁTICA, o qual cumpre objetivos algo semelhantes do último Curso concluído.

Mais e mais fica evidenciado o quão são necessários Cursos análogos para se intensificar e desenvolver as potencialidades do pensar de forma lógica e consistente.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/08/2013