21 de ago. de 2013

AGOSTO AZUL Visando a Saúde do Homem.


Com o objetivo de chamar a atenção dos homens para que procurem atendimento médico com maior frequência e passem a verificar suas condições de saúde para prevenir e evitar que doenças se manifestem de forma mais grave ou se intensifiquem a ponto de serem fatais foi instituído, no Paraná, pela lei número 17099, de 28 de março de 2012, que o mês de agosto passa a ser dedicado ao desenvolvimento de ações concretas e preventivas que visem a integridade da Saúde do Homem. Instituiu-se, então, o AGOSTO AZUL.

Segundo a lei em referência, o Poder Público do Estado do Paraná, em parceira com a iniciativa privada e com entidades civis, se obriga a realizar campanhas de esclarecimentos, exames, bem como, outras várias ações educativas e preventivas visando à saúde do homem.

No endereço http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3003 estão disponíveis materiais de divulgação da campanha AGOSTO AZUL, bem como, a correspondente Programação de atividades já definidas.

A ideia do movimento é a prevenção. Porquanto, a realização de exames preventivos tais como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite podem identificar enfermidades graves em estágios iniciais. Tais exames estão disponíveis na Rede Pública de Saúde.

O movimento prevê, também, ações objetivando afastar os fatores de risco externos para saúde como a má alimentação, a violência, o não praticar exercício físico, a falta do lazer, os acidentes de trânsito, a falta de higiene adequada, dentre vários outros.

Promover a conscientização sobre o valor da vida do homem é propósito maior do AGOSTO AZUL. Assim, HOMEM “Não pare o curso da vida” previna-se, realize exames periódicos, cuide-se. Vamos VIVER mais e melhor.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/08/2013