31 de jul. de 2013
Traçando os Caminhos da Cultura.
No último dia 26/07/2013, sexta-feira, foi aberta, oficialmente, a IV Conferência Municipal de Cultura de Curitiba. O evento foi organizado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e objetivou, em um primeiro momento, por em debate, em grupos de trabalho, constituídos por representantes da Sociedade Civil e de Instituições Governamentais, questões relacionadas à Implementação do Sistema Nacional de Cultura quando foram avaliadas as prioridades para o desenvolvimento da Cultura e o aperfeiçoamento de estratégias de fomento, valorização e difusão da Arte.
A IV Conferência Municipal de Cultura de Curitiba, cujo tema central tratou de “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, foi uma das maiores já realizadas na Capital Paranaense e constituiu o que estamos considerando um “Marco Regulatório” para a nossa Cultura quando foi permitido evidenciar que Cultura é “uma questão de Política Pública” e, em nosso particular entendimento, o mais importante bem nacional.
No sábado, dia 27/07/2013, os participantes debateram os quatro eixos temáticos: (a) Implantação do Sistema Nacional de Cultura, (b) Cidadania e Direitos Culturais, (c) Produção Simbólica e Diversidade Cultural, e, (d) Cultura e Desenvolvimento, elaborando as respectivas diretrizes para apreciação e votação pelos participantes.
No domingo, 28/07/2013, a IV Conferência Municipal de Cultura de Curitiba teve seu encerramento com a aprovação das propostas para novas diretrizes para o Setor Cultural no âmbito municipal, estadual e federal. A plenária final homologou, ainda, os nomes dos 24 (vinte e quatro) delegados que representarão Curitiba na Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada nos próximos dias 14 e 15 de setembro, em Guarapuava.
A IV Conferência Municipal de Cultura de Curitiba foi um sucesso, atendeu as expectativas e promoveu uma maior interação entre distintos membros da Sociedade que se preocupam com a Cultura Nacional. Curitiba deu um importante passo no caminho que levará a uma “Política de Estado para a Cultura” em nosso país.
As diretrizes e moções aprovadas durante o evento serão compiladas em documento oficial a ser encaminhado à Secretaria de Estado da Cultura e ao Ministério da Cultura. Tão logo a redação final do correspondente documento esteja concluída será disponibilizada no site da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) para conhecimento de todos.
Carlos Magno Corrêa Dias
31/07/2013