22 de jun. de 2013

Porque Todo Dia Foi “Drive your VW Beetle to Work Day”.


No dia 22 de junho de 1934, em Stuttgart, na Alemanha, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e Ferdinand Porsche (1875 - 1951) para desenvolver o Volkswagen (“carro do povo”). Neste dia começou a vitoriosa história do FUSCA. Durante décadas todo dia foi “Drive your VW Beetle to Work Day” (Dia de ir com seu Fusca para o Trabalho).

Do pequeno motor de 995cc de 19cv projetado em 1935/1936 até o de 1.584cc de 53cv da última versão produzida são mais de 60 (sessenta) anos de uma história ímpar que sempre manteve o seu conceito básico de um motor traseiro de quatro cilindros (boxer, oposto dois a dois) e refrigerado a ar. Sempre a mesma ideia de um carro popular, barato, econômico, de suspensão resistente (com barras de torção). Mas, definitivamente, em junho de 1996, o Fusca deixou de ser produzido.

No DIA MUNDIAL DO FUSCA, dia 22 de junho, lembramos desta admirável criação da indústria automobilística mundial. “Besouro”, "Fusca", "Carocha", "Käfer", "Beetle", não importa como o original VW seja conhecido nos cantos do mundo ainda desperta “emoções” e, neste sentimento, reside a importância e a singularidade do modelo.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/06/2013