4 de jun. de 2013

“Pensar. Comer. Conservar.” Essa é a Nova Onda.


No próximo dia 5 de Junho será celebrado o “Dia Mundial do Meio Ambiente” o qual foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 em decorrência da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. A data é pensada como um alerta às Sociedades e aos Governos sobre a obrigação que todos temos de cuidar do meio ambiente.

A ONU define, anualmente, um tema diferente para o “Dia Mundial do Meio Ambiente” com o objetivo de estimular a consciência global sobre meio ambiente e encorajar necessárias iniciativas. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) utiliza o “Dia Mundial do Meio Ambiente” para promover a sensibilização sobre os graves problemas do meio ambiente chamando todos a se tornarem agentes pelo desenvolvimento sustentável e perceberem as responsabilidades envolvidas.

Em 2013, o “Dia Mundial do Meio Ambiente” vem reforçar o tema da campanha “Pensar. Comer. Conservar. Diga Não ao Desperdício” a qual objetiva chamar a atenção sobre a necessidade de se diminuir a enorme quantidade de alimentos próprios para o consumo que é desperdiçada em todo mundo.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), parceira do PNUMA na campanha, contabilizou um total de 1,3 bilhão de toneladas de comida jogada no lixo todos os anos, acrescentando, entretanto, que uma em cada sete pessoas no mundo passa fome e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição.

Estimativas dão conta que até 2050 seremos 9 bilhões de pessoas no mundo. Hoje somos uma população de cerca de 7 bilhões. Continuando semelhante desperdício de comida (que chega a ser de um terço de toda produção mundial) teremos, então, consequências desastrosas para todos uma vez que a produção de alimentos é um enorme consumidor de recursos naturais e um dos contribuintes mais impactantes (de forma negativa) no meio ambiente.

Aproveitemos o dia 5 de junho, também, para pensarmos nos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), pois o ODM 7 (Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente) está relacionado à Garantia da Sustentabilidade Ambiental.

No sentido em questão, foi estabelecida pela ONU a meta de reduzir, pela metade, até 2025, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável e esgotamento sanitário.

No Brasil, nossa meta é alcançar, até 2020, uma melhora significativa na vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de assentamentos precários. Diversos esforços estão sendo realizados pelos distintos órgãos da Sociedade para atingirmos semelhante meta, mas as dificuldades são inúmeras.

No Paraná, o Movimento NÓS PODEMOS PARANÁ tem contribuído sobremaneira no incentivo à realização de ações concretas para atingirmos o ODM 7 promovendo, seguidamente, ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, à conservação do meio ambiente, à sensibilização para a diminuição do consumo, à separação de resíduos, à conservação e à preservação de áreas verdes, parques e praças, bem como, chamado a realização de atividades de educação ambiental em geral.

É estimado que o Brasil venha cumprir (em média nacional) todos os oito ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), incluindo o ODM 7, que, sem muita controvérsia, é um dos mais complexos, senão o mais difícil de ser atingido em sua plenitude. As dificuldades e impedimentos associados ao acesso aos serviços de saneamento básico em regiões remotas ou nas zonas rurais são, possivelmente, determinantes, pois faltam investimentos adequados e parecem que as ações necessárias não são consideradas prioridades a serem adotadas pelo país.

Vamos, então, nos associar aos correspondentes movimentos e contribuir para “reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos para torná-los mais eficientes”.

Neste dia 5 de junho inicie (ou permita) ações que possibilitem a conscientização sobre questões ambientais, a ampliação dos agentes ativos em favor do desenvolvimento sustentável, a compreensão que é fundamental para a sobrevivência humana mantermos relações de equilíbrio entre o uso dos recursos e das questões ambientais.

PENSE. COMA. CONSERVE. MAS DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO. EU POSSO, VOCÊ PODE, NÓS PODEMOS PARANÁ.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/06/2013