26 de mai. de 2013

Pelos ODM os Trabalhos Continuam Pós-2015.


O Serviço Social da Indústria Paraná (SESI-PR), por intermédio do Movimento Nós Podemos Paraná, promoveu, no último dia 23 de maio de 2013, na sede da FIEP, importante encontro entre representantes de Instituições Públicas, Privadas e do Terceiro Setor que realizam ações em favor dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) para apresentar o Termo de Adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) / Nós Podemos .

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade é um movimento de voluntários apartidário, ecumêmico e plural do Brasil o qual objetiva o alcance dos ODM no Brasil. O movimento foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para atingir, até 2015, os 8 (oito) ODM, os quais foram estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em associação com outros 191 (cento e noventa e um) países dentre os quais figurou a nossa Nação.

Os oito ODM são:
(01) Acabar com a fome e a miséria.
(02) Educação básica de qualidade para todos.
(03) Igualdade entre os sexos e valorização da mulher.
(04) Reduzir a mortalidade infantil.
(05) Melhorar a saúde das gestantes.
(06) Combater a AIDS, malária e outras doenças endêmicas.
(07) Qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.
(08) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Mobilizado desde 2004, o SESI-PR avança agora propondo a organização do Movimento Nós Podemos no Paraná de forma institucionalizada e objetivando tornar o movimento mais forte para continuar os correspondentes trabalhos na busca de um “MUNDO MELHOR” até 2015 e pós-2015.

Já tendo participado de várias ações do Movimento Nós Podemos Paraná e mais recentemente, em 21 de fevereiro de 2013, contribuído com sugestões na Consulta Pública da ONU para a construção da Agenda Global de Desenvolvimento pós-2015, realizada em Curitiba; tive agora a grata satisfação de participar deste importante encontro no qual continuamos mantendo a necessária sinergia para o alcance dos ODM.

Que possamos ampliar, contínua e constantemente, “o envolvimento da Sociedade Civil Organizada, as Empresas Públicas e Privadas e o Poder Público no cumprimento dos ODM por meio da mobilização de diversas redes, fóruns de debates , conselhos, elaboração de projetos, ações e demais atividades”, cumprindo o papel do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade em nosso Estado; pois, como sempre:

“Eu posso, você Pode, NÓS PODEMOS PARANÁ” construir um “MUNDO MELHOR”.

Carlos Magno Corrêa Dias
26/05/2013